MACC

A reforma do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e do Coreto localizado na Praça Dr. Cândido Mota transformou essas áreas em mais um atrativo turístico da cidade. Esse trabalho faz ainda faz parte das comemorações do aniversário de 161 anos de emancipação político-administrativa do município.

Com novo paisagismo em frente ao Museu, agora é comum as pessoas pararem em frente para tirar fotografia do novo visual idealizado pela presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, e implantado pela paisagista Marina Gonzáles Fernandes.

Dentre as reformas realizadas estão o reposicionamento da imagem do Santo Antônio estilizada, padroeiro da cidade, obra de Antônio Carneiro, que agora está voltada para Igreja Matriz representando “a benção do santo sobre a cidade e os munícipes”.

MACC e Coreto passam por reforma e se transformam em atrativos turísticos (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Também foram implantadas plantas nativas de Caraguá como bromélias, bambu e caraguatá no jardim do MACC, pinturas externas e internas nas dependências do museu, restauração da maquete e do muro do caiçara e o envernizamento das madeiras internas, laterais e externas.

Outro detalhe importante é que a maquete que representa Caraguatatuba e fica dentro do Museu foi totalmente restaurada pela equipe da Fundacc e ganhou novos elementos como shopping, túnel do contorno, nova serra, entre outros.

Já na praça Dr. Cândido Mota está sendo realizada a troca do telhado e madeiramento do forro do Coreto, pintura das grades, além de reparação das pedras portuguesas do piso e lavagem dos bancos.

“Esse é o presente da Fundacc para o aniversário da cidade”, conta a presidente Silmara Mattiazzo. Ainda conforme ela, quase tudo foi reaproveitado nas reformas, como os vasos que agora estão repaginados e pintados.