MACC

Fotos: JC Curtis / Fundacc

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe, a partir do dia 8/12, a exposição “Presépios 2017 – Preservando a Cultura e a Memória das Tradições Populares Religiosas do Natal”. A mostra traz presépios de diferentes partes do Brasil e do mundo, representando a tradição do Natal em variados contextos culturais.

Parte das peças apresentadas pertence à coleção do Seminário Francisco Frei Galvão, de Guaratinguetá, sendo originárias de países como Alemanha, Equador, Japão, Paraguai e também de outras regiões do Brasil, enquanto algumas pertencem ao acervo da Reserva Técnica do próprio MACC.

Dentre os materiais utilizados em cada confecção, são destaques os presépios alemães feitos de resina e papel machê, além do presépio japonês de porcelana e tecido. Há obras brasileiras feitas de gesso e argila.

Ao todo, são 17 obras que estarão em exposição na Sala de Exposições Temporária Antonio Carelli.

O primeiro presépio da história foi feito por São Francisco de Assis no ano de 1223 em Greccio, Itália, sendo um presépio “vivo” construído com a ajuda dos moradores locais. A partir do século 16, o objeto já era costume natalino, popularizado nas igrejas através do trabalho dos padres jesuítas, tornando-se um dos símbolos da celebração do Natal em âmbito mundial.

A exposição tem seu encerramento no dia 6/01, Dia dos Santos Reis, com uma apresentação especial da Cia. de Folia de Reis.

O MACC é aberto a visitações de terça a sábado, das 10h às 18h.

 

Serviço

Exposição “Presépios 2017”

Data: de 08/12/17 a 06/01/18

Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba

Horários de visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h