O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, realiza neste sábado (7), às 17h, a vernissage da mostra fotográfica ‘Radiolas’, do fotografo Felipe Larozza. A exposição pode ser visitada gratuitamente de terça a sábado, das 10h às 18h, até dia 11 de abril.
‘Radiolas’ é parte do programa ‘Nova Fotografia 2019’, que selecionou trabalhos inéditos para serem expostos no MIS ao longo do ano e é composta por 16 imagens que foram capturadas entre 2016 e 2019 em São Luís (MA) e na capital paulista.
De acordo com o fotógrafo, São Luís, capital do Maranhão, é também a capital do reggae no Brasil. Lá, os maranhenses vivem e produzem reggae com tanta intimidade que até parece que a origem de tudo é ali. “Existe um jeito próprio de dançar e uma cadência romântica nas músicas que dá ao estilo uma levada bem brasileira”, disse.
Atualmente, estima-se que existam cerca de 200 radiolas – nome dado às equipes de som – formadas por DJs, experientes montadores e aparelhagens com dezenas de potentes caixas amplificadoras empilhadas. Hoje em dia, a cena maranhense vem se espalhando pelo Brasil, especialmente na cidade de São Paulo.
Desta forma, o ensaio do fotógrafo Felipe Larozza busca, no estado de origem, as raízes e atual situação dessa enorme cena cultural e se fecha com a chegada dessas equipes de som à cidade de São Paulo.
Durante a vernissage também será realizada uma roda de conversa, a partir das 18h, com Larozza e Cristiane de Almeida, produtora do Museu da Imagem e do Som.
Sobre o fotógrafo
Felipe Larozza é fotógrafo e diretor de filmes. Nos protestos de 2013/14 fez suas primeiras aparições na imprensa. De 2014 até o começo de 2019 foi fotógrafo e editor de fotografia da VICE Brasil – revista impressa e site dedicados a temas como artes, cultura e notícias – onde também se especializou na produção de documentários para Internet.
Já atuou como freelancer em agências de notícia nacionais e internacionais. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas, ‘Do rio que era Doce ao outro lado dos trilhos’ (Belém, São Luís e Salvador, 2017) e 7ª edição da Mostra SP de Fotografia da DOC Galeria (São Paulo, 2016).
Sobre o ‘Nova Fotografia’
Criado em 2011, o ‘Nova Fotografia’ é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som (MIS) que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.
A edição de 2019 conta com o acompanhamento curatorial de Mônica Maia, sócia diretora da DOC Galeria e do pesquisador, professor e crítico de fotografia Ronaldo Entler.
Serviço
Exposição fotográfica ‘Radiolas’ – Felipe Larozza
Vernissage: 07/3, sábado
Horário: 17h
Roda de conversa: 18h
Visitação: terça a sábado, 10h às 18h
Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba
Mais informações: (12) 3883-9188
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com