O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação dos ambientes costeiros, manguezais e praias por meio de intervenções artísticas, vídeos e fotografias dos impactos causados pela poluição
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a MANGUEZAIS EXPO –“Berçário da Vida”, de 3 de julho a 20 de agosto, uma realização da Rede Litoral Norte/SP de Manguezais. A abertura é na segunda-feira, 3, às 18h30. A visitação é de terça a sábado, das 10h às 18h e a entrada é franca.
A exposição tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação dos ambientes costeiros, manguezais e praias,divulgar informações relevantes sobre a conservação, de acordo com a literatura científica e popular, incentivar a interpretação ambiental e estimular as boas práticas sustentáveis.
Na mostra, vídeos de ações de limpeza e sensibilização, fotografias dos impactos causados pela poluição, intervenções artísticas com resíduos recicláveis, painéis gráficos sobre a conservação dos ambientes costeiros e informativos que promovem boas práticas para diminuir não só a quantidade de resíduos, mas discutir as possíveis políticas públicas que os órgãos competentes podem realizar.
“Os manguezais são verdadeiros berçários naturais. É local de proteção, alimentação e reprodução de grande número de espécies. É a transição entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho, com características únicas e enorme biodiversidade. São importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental, para o clima do nosso planeta e, sobretudo, para as populações que tiram dele o seu sustento, o que torna a sua conservação necessária e urgente, tendo em vista as taxas de degradação desse ecossistema em todo o mundo”, enfatiza Pedro Caetano Santos, da ACA – Associação Caraguatás Ambiental.
“Os manguezais também ajudam a combater o aquecimento global, removendo e retendo dióxido de carbono da atmosfera para as plantas de mangue. E conforme as raízes, galhos e folhas dessas árvores morrem, elas acabam cobertas pelo solo submerso pela maré, retardando a degradação dos materiais e aumentando o armazenamento de carbono”. Jacqueline Vieira, da Rede Litoral Norte/SP de manguezais.
Sobre a Rede Litoral Norte de São Paulo de Manguezais
A Rede Litoral Norte de São Paulo de Manguezais surgiu no I Workshop da Rede Nacional de Manguezais (RENAMAN) em julho de 2019 e é composta pelas instituições: ACA – Associação Caraguatás Ambiental (Caraguatatuba),ACAJU – Associação Caiçara do Juqueriquerê (Caraguatatuba), Fórum de Comunidades Tradicionais (Ubatuba), ITM – Instituto Terra & Mar (São Sebastião), Associação Guias e Monitores Ambientais de Ilhabela e o Projeto ManguezalTerra do Guaiamum – Quilombo da Caçandoca (Ubatuba) e tem por objetivos, reunir pessoas e entidades para construir e fortalecer a educação ambiental, difundir a importância da educação ambiental para a preservação ecológica e social dos manguezais na região do Litoral Norte de São Paulo em particular.
O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba. Mais informações pelo telefone (12) 38839980.