Literatura

A noite de terça-feira foi marcada pela cerimônia de premiação dos participantes do 2º Concurso Literário “Virtudes em Prosa e Verso” realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Histórias que permearam a vida dos que colocaram sua alma em cada poesia apresentada foram a tônica desta edição.

Começando pela contadora de história Rogéria Dutra, pedagoga, que subiu ao palco do Auditório Maristela de Oliveira vestida de gari, sua primeira profissão que, por meio de sonhos, a ajudou na conquista de estar em uma sala de aula. . “Nosso sonho não pode morrer”, deixou o recado aos presentes.

Emocionada, a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, lembrou-se do pai que a introduziu nas letras e na paixão pela leitura. “Recebi essa magia do meu pai e há 36 anos passo para meus alunos e muitos profissionais, fazendo a diferença na nossa cidade”.

Representando o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar, fez questão de reforçar como o livro mexe com as pessoas e a leitura engrandece. “Gosto muito de ler, sem querer, promovemos uma troca de livros na secretaria e descobrimos como é importante compartilhar e é essa gratidão que nos move”.

Nesse clima de entrega, a coordenadora de Literatura da Fundacc, Elcy Mara Amaral, deu início à cerimônia de premiação chamando ao palco os cinco vencedores de cada categoria, poesia e conto jovem e adulto. Na ocasião, todos os classificados também receberam um troféu no formato de pena. (confira os participantes desta edição abaixo).

A comissão julgadora foi formada pela professora coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba Evania Rodrigues Moraes Escudeiro, pela jornalista e professora de inglês Indra Barrios Lasso e pela poetisa e presidente da Associação de Combate Contra o Câncer (ACCC), Vicentina Barbieri.

O primeiro lugar na categoria poesia adulto ficou com Domingos Fábio dos Santos, de Ubatuba, professor de geografia formado pela Universidade de São Paulo, autor de vários livros e amante das letras.

Para ele, esses concursos são fantásticos, especialmente para os jovens que contam com espaços para mostrar seus talentos. Ele costuma dar aula, gratuita, para estudantes que já viu seus protegidos serem premiados.

Bernardo Alexandre Queiroz soube do concurso por uma colega e decidiu se inscrever. “Apesar de gostar muito de escrever, foi minha primeira participação e gostei muito”, contou.

Keiliane Dias de Souza usou sua experiência como mulher e negra para colocar seus pensamentos em versos e prosas. Algo que veio desde a infância quando passou a sentir na pele o bullying praticado na escola quando tinha apenas 12 anos. Esses sentimentos se transformaram em centenas de poesias e, futuramente, em um livro a ser publicado.

Ganhadora nas categorias Contos e na Poesia, Dona Vera Nardi Bueno mostrou aos presentes o motivo de ser apaixonada pelas letras.

Assim, foi a história de cada uma dos 26 selecionados que tiveram a oportunidade de expor seus sentimentos que, posteriormente, se perpetuarão em um livro a ser publicado pela Fundacc.

Participantes Adultos e suas poesias

Aglaê Magalhães Daniel  – Minha Bandeira

Alexandre Alves da Silva – Desvarios Noturnos

Aline Alves de Oliveira     –  Quinhentos e Dezoito Anos Atrás

Bernardo Alexandre  Queiroz   – Cântico dos Cânticos

Carine Fernanda dos Santos Corrêa – Virtudes Caiçara

Daiane Cristine Benatto   – Escola da Vida

Domingos Fabio dos Santos – Licença Poética

Grazielle Maria dos Santos – A vida e os parônimos… parônimos?

Keiliane Dias de Souza – Mulher Negra

Laís Rodrigues Ramos – Manhã

Marisa di Giaimo – Quem És?

Ornetes Miguel da Costa – Servir

Pedro Miguel De Almeida Leitão – O Bosque