Duas bailarinas de Caraguatatuba, Ysadora Dias, 16 anos, e Samantha Delfino, 17 anos, participaram, neste mês, do Festival Tanzolymp, evento internacional realizado em Berlin, na Alemanha. Elas são alunas da Escola de Bailado de Caraguá e fazem parte Balé Jovem e do Corpo de Baile da cidade, todos da Fundacc – Fundação Educacional e Cultura de Caraguatatuba.
As jovens foram contempladas para participar do festival após passarem pela seletiva realizada pela Tanzolymp Brasil, em agosto do ano passado, em São Paulo. Elas tiveram oportunidade de fazer várias aulas com professores e diretores de companhias de danças internacionais e foram muito elogiadas.
Contando com a presença de aproximadamente 1.000 participantes de cerca de 40 países a cada ano, o Tanzolymp é uma grande referência no mundo da dança.
No festival – que tem como lema “A dança é uma língua global” – jovens bailarinos têm a oportunidade de concorrer a prêmios especiais e também a bolsas de estudo em algumas das melhores escolas de dança do mundo.
O festival conta com o apoio oficial da Prefeitura de Berlim e com a presença de alguns dos mais importantes nomes da dança.
A coordenadora de dança da Fundacc, Cristina Neves, é a coreógrafa da dupla e acompanhou as bailarinas a Berlim. Ela destaca a importância da participação das jovens no festival como forma de crescimento. “Elas participaram de todo o processo, não ganharam, mas foram vencedoras por estar aqui”.
Currículo
Em 2011 Ysadora Dias (nome artístico) integrou a Escola de Bailados de Caraguatatuba, participou do curso de técnica cubana Cuballet. Teve como seus principais professores Juliana Gama, Ilara Lopes, Cláudia Palma, Alex Soares. Em 2015 integrou o Corpo de Baile de Caraguatatuba, participando de oficinas ministradas pelas companhias Cisne Negro, SP Cia de Dança e Cia Domínio
Público e do Projeto de Qualificação em Dança com curadoria de Ismael Ivo e Cássia Navas, recebendo orientação de Lara Pinheiro.
Samantha Delfino ingressou na Escola de Bailados de Caraguatatuba em 2009. Participou de cursos e workshops com ícones da dança, tais como: Ilara
Lopes, Cláudia Palma, Alex Soares, entre outros. Percorreu mais de 10 Estados Brasileiros dançando, atuando e cantando em peças teatrais e musicais infantis pela produção Nova Cia. de Artes.
Corpo de Baile
O Corpo de Baile de Caraguatatuba foi criado em 2001 e em seu processo de amadurecimento técnico e artístico participou dos principais festivais de dança do país como: Joinville- Santa Catarina, CBDD – Rio de Janeiro, Passo de Arte – Indaiatuba SP, entre outros, sendo premiado em grande parte deles. Desde 2008 passou a desenvolver um trabalho profissionalizante onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas.
Desenvolve o projeto “Dança nos bairros”, em que uma vez no mês, se desloca a um bairro da cidade para apresentação (pocket) em escolas, praças públicas, centros comunitários, proporcionando a comunidade um acesso livre a cultura, computando um público estimado de 4 mil pessoas durante a circulação em 2016. Desde 2004, possui a direção artística e técnica da bailarina e criadora Cristina Neves.
“Toda esta trajetória revela um processo permanente de formação pedagógica, em busca de um novo modelo em dança, levando-se adiante tradições modernas da dança ocidental, que mescladas a estratégias contemporâneas da linguagem transformam o Corpo de Baile numa companhia de características especiais”, explica Cristina.
Em 2015 foi contemplado pelo Projeto de Qualificação em Dança da Secretaria de Estada da Cultura, sob a curadoria de Ismael Ivo e
Cássia Navas e orientação artística de Lara Pinheiro, para desenvolver o processo criativo deste trabalho.