Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

Estão abertas as inscrições para o III Fórum de Saberes Artesanais. Artesãos do Litoral Norte interessados em realizar o credenciamento para expor seus trabalhos, têm até o dia 30 de setembro para cadastrarem-se pelo formulário online disponível no link: https://forms.gle/TJbvzhw5qUN97G8n9.

O lll Fórum ocorrerá de maneira online a partir do mês de agosto, e presencial, de 28 a 31 de Outubro, na cidade de Ubatuba, em três locais: Terminal Turístico do Perequê Açu, Rancho Caiçara e Instituto Argonauta.

Só serão aceitas as inscrições que preencherem os critérios utilizados pela Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Vale ressaltar que não é necessário possuir a carteira do PAB, mas a Base servirá como parâmetro.

Segundo a organização, será criada uma vitrine dos produtos confeccionados artesanalmente, dando assim a oportunidade de um espaço para artistas e artesãos exporem seus produtos, onde as pessoas poderão efetuar compras diretamente com os expositores.

O III Fórum de Saberes Artesanais abordará, ainda, temas como o impacto gerado pela pandemia de Covid-19, identidade cultural e regional, ferramentas online e a reinvenção da promoção do artesanato no isolamento social. Além disso, o Fórum promoverá a empresa artesanal, no entendimento de que a mesma é empreendedorismo, sinalizando que a utilização do saber tradicional manual está desencadeando o design contemporâneo.

As temáticas serão em torno do saber artesanal e terão como diferenciais ações com foco na acessibilidade e produção de Podcasts, com objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão do Litoral Norte, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

Nesta III edição, a grande novidade é a I Mostra de Saberes Artesanais do Litoral Norte, que tem como objetivo apontar que o artesanato não deve ser visto apenas como artigo de feiras, e sim, obter mais valor como um bem cultural e artístico. Mais informações sobre a Mostra serão disponibilizadas em breve.

O III Fórum Saberes Artesanais é um projeto que foi contemplado pelo Prêmio PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Educação e Turismo, da FUNDART, ComTur, Instituto Argonauta e AARCCA, além das Prefeituras de Ilhabela, por intermédio da  Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social,  da FUNDASS, de São Sebastião e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC).

Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelo e-mail: duvidas@saberesartesanais.com.br ou acesse o site www.saberesartesanais.com.br.

Posts Relacionados