A estrutura do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba vem sendo alvo de pichações de vândalos desde que a Praça do Caiçara se transformou em novo point e lugar preferido de adolescentes para o ‘rolezinho’ nas noites de sextas-feiras e sábados.
A última investida dos vândalos foi no fim de semana quando as paredes e madeiras do MACC amanheceram pichadas. Câmeras de segurança já flagraram jovens usando tinta para deixarem suas marcas no prédio.
“Cada vez que identificamos pichações tomamos o cuidado de cobrir as marcas, mas passa-se um tempo e os ataques retornam”, conta o diretor do MACC, Alexander Palaiologos.
Os jovens usam as redes sociais para agendar um fluxo, um rolezinho na Praça do Caiçara, que fica atrás do Museu e as consequências aparecem no dia seguinte.
A situação é preocupante e vários boletins de ocorrências já foram registrados na Delegacia de Polícia. Em janeiro, durante reunião do Conselho de Segurança – Conseg do Centro, a problemática foi discutida junto à Polícia Militar e também já foi notificada pela direção do MACC.
Na ata da reunião, os membros destacaram os relatos de ocorrência de pequenos delitos, vandalismos e uso de drogas dentro e no entorno da praça e decidiram levar o caso aos cuidados da autoridade competente do município.
Para melhorar a segurança do prédio público, a Fundacc deve colocar lâmpadas mais potentes visando inibir a ação dos vândalos. “Pensamos no cercamento da praça, mas por se tratar de uma área pública, isso pode ser inviável”, finalizou o diretor do MACC.