Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

O ceramista Carlo Cury e a artesã Luana Kogus, de Caraguatatuba, participaram, na última semana, das gravações do podcast do III Fórum de Saberes Artesanais do Litoral Norte que, nesta edição, tem sede na cidade de Ubatuba.

Um dos episódios foi gravado no ateliê de Carlo Cury, membro do Grupo Ubuntu e um dos idealizadores do Projeto Origens, proposta artística com base em pesquisas com o propósito de promover o conhecimento sobre a arte tradicional de fazer cerâmica.

A entrevista com a artesã Luana Kogus foi realizada na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC).

Na ocasião, Luana contou sobre seu ofício e atribuiu a seu pai a maior herança de sua vida: os Saberes e Fazeres Artesanais. Ela, ainda, relatou como está sendo a adaptação a esta nova realidade digital em tempos de pandemia.

Segundo a organização do Fórum, o objetivo da elaboração do podcast veio com o intuito de coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão do Litoral Norte, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

Os episódios do podcast do III Fórum de Saberes Artesanais do Litoral Norte serão disponibilizados semanalmente, a partir do dia 17 de agosto, às terças-feiras, pela plataforma do Spotify e Youtube. Horários e links para a programação serão liberados em breve. 

III Fórum de Saberes Artesanais

O III Fórum Saberes Artesanais é um projeto que foi contemplado pelo Prêmio PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Educação e Turismo, da FUNDART, ComTur, Instituto Argonauta e AARCCA, além das Prefeituras de Ilhabela, por intermédio da  Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social,  da FUNDASS, de São Sebastião e da FUNDACC, de Caraguatatuba.

O evento abordará, ainda, temas como o impacto gerado pela pandemia de Covid-19, identidade cultural e regional, ferramentas online e a reinvenção da promoção do artesanato no isolamento social. Além disso, o Fórum busca promover a empresa artesanal, no entendimento de que a mesma é empreendedorismo, sinalizando que a utilização do saber tradicional manual está desencadeando o design contemporâneo.

Nesta edição, o evento ocorrerá de maneira online a partir do mês de agosto, e presencial, de 28 a 31 de Outubro, na cidade de Ubatuba, em três locais: Terminal Turístico do Perequê Açu, Rancho Caiçara e Instituto Argonauta.

Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelo e-mail: duvidas@saberesartesanais.com.br ou acesse o site www.saberesartesanais.com.br.

Posts Relacionados