Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal, celebrado no dia 6 de janeiro, dia conhecido como Dia de Reis. O festejo foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, mantém-se vivo e atuante nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Em Caraguatatuba, a festa religiosa mantém-se viva através da Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio, do Bairro do Tinga.

O grupo foi criado por três senhores que cresceram em contato com mestres festeiros de Folia de Reis e, desde 1998, compartilham com os moradores do Bairro do Tinga o significado dessa tradição, que logo adotaram a prática.

A companhia é formada por músicos que tocam violão, viola, cavaquinho, pandeiro, caixa, e colaboradores que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Rei.

De outubro a janeiro, nos finais de semana, são realizadas visitas a mais de 100 famílias, simbolizando o percurso dos Três Reis Magos viajando para chegar à Belém. No trajeto, além de Caraguatatuba, cidade sede da Cia, estão as cidades de Taubaté, São José dos Campos, Jacareí e Igaratá.

A Folia de Reis une folclore e religião. Expressão de fé parar uns, tradição para outros, e sempre um orgulho para quem recebe a Folia em sua casa.

Posts Relacionados