O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais, abre inscrições para a Oficina de Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas.

Os interessados em participar, devem realizar inscrição pelo formulário online disponível no link: https://forms.gle/iPt3L1wtyC2hkNVa6. Com coordenação de Daniele Sampaio, o curso é voltado a artistas, produtores, gestores, estudantes e demais atuantes na área cultural.

Os encontros com coordenação à distância serão realizados pela plataforma Zoom às terças e quintas-feiras, de 15 a 29 de junho, das 14h às 16h, para a ‘turma A’, e às segundas e quartas-feiras, de 16 a 30 de junho, das 18h às 20h, para a ‘turma B’.

Segundo Daniele Sampaio, dentre os desafios enfrentados por agentes culturais está o acesso a fontes de financiamento, imprescindíveis para a consolidação de um percurso artístico consistente.

“O primeiro passo para superar esta realidade envolve a elaboração do projeto, quando se dá contorno textual às ideias. No entanto, escrever é bem mais do que uma dinâmica de perguntas e respostas. Para além do domínio da técnica, como agentes culturais podem empreender a escrita de modo atento às dimensões cidadãs, políticas e sociais intrínsecas ao fazer cultural? De que modo a prática cotidiana destes agentes pode estar vinculada à consolidação de agendas?”, indagou.

Sobre Daniele Sampaio

Daniele Sampaio é trabalhadora da Cultura no Brasil. Atua como produtora, gestora cultural e pesquisadora de políticas culturais. Bacharela em Ciências Sociais e Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. É fundadora da ‘SIM! Cultura’.

Desde 2006, atua em colaboração permanente com o ator Eduardo Okamoto. Autora de ‘Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski’ (2020) e ‘Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas (no prelo)’, ambos pela Editora Javali.