Cine-Foto-Som

Aos apaixonados por narrativas da TV, o Ponto Mis traz para Caraguatatuba, nos dias 26 e 28 de setembro, na videoteca Lucio Braun, a partir das 19h, um ciclo de palestras que aborda questões como novelas, séries e seriados.

‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’ será contextualizado por Murilo Cleto, enquanto ‘Telenovela Brasileira e Pesquisa História: A Investigação em Acervos Audiovisuais’ recebe uma abordagem de Lucas Néia.

Voltada para um público maior de 16 anos e com 35 vagas disponíveis, a o palestra ‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’ será apresentada no dia 26 por Murilo Cleto,historiador, especialista em História Cultural e mestre em Cultura e Sociedade.

A série britânica de ficção científica ‘Black Mirror’ tem se consolidado como uma das distopias mais perturbadoras da atualidade. Isso porque exige dos expectadores um exercício não mais do que discreto de imaginação que apenas potencializa tendências tecnológicas, políticas e sociais já estabelecidas, em maior ou menor grau, no mundo.

Guiado pelos episódios da série, “Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo” é um passeio por algumas dessas tendências: a hiperconectividade, a desregulamentação, o autoritarismo, o espetáculo e o narcisismo.

Incluem-se nesse debate reflexões acerca das redes sociais, das democracias modernas e das fronteiras entre o público e o privado.

Telenovelas

No dia 28, o tema escolhido é ‘Telenovela Brasileira e Pesquisa Histórica: A Investigação em Acervos Audiovisuais, com 30 vagas e Faixa Etária de 14 anos.

Nesta palestra, o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Néia aborda como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? E como séries contemporâneas internacionais dialogam com telenovelas brasileiras das décadas de 1970 e 1980?

A palestra se desenvolve a partir destes dois eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e promovendo uma reflexão referente à conservação do audiovisual televisivo no País.

Lucas Néia é doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (Obitel). Também é fundador, ao lado de Stefany Araújo, da Cia. Suspeita de Teatro.

Serviços

Pontos MIS – Caraguatatuba

‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’

Com Murilo Cleto

Data: 26/9

Horário: 19h às22h

Vagas: 35

 

‘Telenovela Brasileira e Pesquisa História: A Investigação em Acervos Audiovisuais’

Com Lucas Néia

Data: 28/9

Horário: 19h às22h

Vagas: 30

 

Local: Videoteca Lucio Braun (MACC)

Praça Cândido Motta, 72, Centro

Informação (12) 3897-5660 – Com Sal Santa Fé