TMC

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no domingo (11), às 18h, o espetáculo “Pontos de Vista de Um Palhaço”, com Daniel Warren. A obra faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista e tem duração de 1h20. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com antecedência na bilheteria do teatro.

Um palhaço em crise busca ajuda em uma sessão de terapia em grupo. Este é o ponto de partida do monólogo baseado no romance homônimo do escritor e dramaturgo alemão Heinrich Böll.

A adaptação do texto, a cargo da diretora da peça, a atriz e palhaça Maristela Chelala, lança luz na alteridade que está no cerne da arte do clown. Com um recurso perspicaz, ela desloca o foco do protagonista amargurado do livro de Böll, Hans Schnier, e o fragmenta entre Hans e seu alter ego, um palhaço chamado Schnier – que, na adaptação de Maristela, se transforma no narrador da história, criando novas possibilidades de humor para a peça.

Para interpretar a crise de identidade do personagem, Daniel Warren passeia por estados de espírito opostos, da graça ao sarcasmo e à revolta, manipulando com sutileza a máscara do palhaço para alternar-se entre Hans e Schnier. “A arte, às vezes, pode parecer terapia, mas não é”, explica o ator e palhaço sobre seu processo de criação.

“Só que para mim não tem outro jeito de fazer que não seja me colocando totalmente nisso. E se eu me coloco, eu me vejo, reflito e transcendo”.

A diretora Maristela Chelala concorda: “Quando estamos fazendo arte, se estamos ali de coração, estamos falando da nossa vida”.

Maristela e Daniel se conhecem e trabalham juntos há mais de 20 anos. São diversas obras como “O Prodígio do Mundo Ocidental”, “Amigos Ausentes”, “O Mistério no Expresso do Oriente”, o último rendendo prêmio de melhor espetáculo no Festival Cultura Inglesa. Os dois também dividiram o palco na montagem de Galileu Galilei.

Este ano, eles estão circulando o Estado de São Paulo com “Pontos de Vista de Um Palhaço”, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultura, criado pela Secretaria Estadual de Cultura.

Serviço

“Pontos de Vista de Um Palhaço”, com Daniel Warren

Dia: 11/6, domingo

Local: Teatro Mario Covas, Avenida Goiás, 187, Indaiá

Horário: 18h

Ingressos: Entrada franca | Retirar ingressos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro

Classificação: 12 anos