Projetos e Programas

Mais uma parceria entre Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae/SP proporcionará cursos de qualificação para micro empreendedores da cidade. Desta vez o público alvo é o artesão e 30 vagas serão oferecidas para o curso de “Gestão de Artesanato”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Posto do Sebrae Aqui, localizado na Avenida Frei Pacífico Wagner, 1011, no Centro. O atendimento será das 9h às 16h.

Os interessados devem levar documentos pessoais, CPF, comprovante de endereço, cadastro do MEI (Micro Empreendedor Individual) e de artesão, caso possuam. Mais informações no (12) 3882-3854.

O curso será promovido de agosto a novembro e abordará os seguintes temas: planejamento, formalização, finanças, técnicas de vendas, controle de estoque e marketing digital.

A assinatura para este novo curso foi realizada na noite desta terça-feira (05/06) na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Caraguatatuba e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, do presidente da ACE, Sávio Luiz dos Santos, e do gerente regional do Sebrae/SP, Rodrigo Matos do Carmo.

“Temos visto o quanto é importante a parceria entre empresários, Prefeitura e Sebrae. Isso eleva nosso nível de atendimento”, disse o presidente da ACE, Sávio Luiz dos Santos.

Rodrigo Matos do Carmo frisou que Caraguatatuba é a cidade que mais realiza convênio com o Sebrae. “Isso é visão de futuro e nada é por acaso. Caraguatatuba só recebe os cursos porque apresenta bons projetos. Qualificar os microempreendedores dá retorno imediato para a cidade”, disse.

Já o prefeito Aguilar Junior destacou ser importante promover qualificação para todos os segmentos. “Esse é o objetivo do Caraguatatuba Empreendedora, trazer cursos e que todas as classes tenham a oportunidade de qualificação. Quem ganha com isso é a cidade. Nosso objetivo principal é diminuir a sazonalidade”.

Oportunidade

A artesã Sueli Buzon de Oliveira, 70 anos, esteve na assinatura do convênio e destacou a importância dessa parceria para a categoria. “Já recebo muito livros do Sebrae e acho importante esse projeto para acompanhar, fazer o que eles ensinam, ser um bom empresário”, disse ela que faz bijuterias com linhas especiais.

A também artesã Sirley Ordonis, 54 anos, especialista em fazer bijuterias com fibra de pneus, já se antecipou e fez o Caraguatatuba Empreendedora II. “Qualquer curso que fazemos é para melhorar o nosso conhecimento, além de organizar a vida da gente”.

Para a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Silmara Mattiazzo, esse curso vai agregar juntos às mudanças que serão realizadas da Praça do Artesão pela Prefeitura, fundação e secretarias de Administração e Serviços Públicos.

“É melhoria na qualidade de vida e esse curso vai trazer formas de gestão pessoal, dos trabalhos para que os artesãos saibam como gerenciar, colocar preço e passar isso para a população”.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Governo, José Mendes de Souza Neto Bota; o secretário de Turismo, Cristian de Souza; o presidente da Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), Wilson de Oliveira; e a presidente do Conselho de Turismo, Sandra Abril.

 Caraguatatuba Empreendedora II

Além do anúncio de novos cursos, a Associação Comercial e Empresarial contou com a palestra “O papel do empresário no desenvolvimento turístico da cidade”, ministrada por Alexandre Robazza.

A palestra faz parte do curso do Caraguatatuba Empreendedora II, voltado para empresários de hotéis, apart-hotéis, pousadas, hostels e motéis, ou seja, o segmento “Meios de Hospedagem”.

Até julho, cerca de 120 empresários do ramo terão consultorias e oficinas distribuídas nos Programas Artesanato, Alimentação Fora do Lar, Vestuário, Hospedagem e Beleza & Estética.

Além disso, um novo curso será inserido no cronograma e foi anunciado ontem pela Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae/SP. Trata-se do Empreenda 2018, curso para quem deseja desenvolver práticas e comportamentos empreendedores e aplicá-los nos eu negócio.

O Projeto Caraguatatuba Empreendedora II é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo e Sebrae/SP, em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci/SP), Instituto Federal de São Paulo (IF/SP), ETEC Caraguatatuba, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Centro Universitário Módulo, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores/LN) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).