Outros

 

Artista usa técnica de fogo e água para moldar imagens Foto: JC Curtis/Fundacc

A obra ‘É Natal’, da artista plástica Marisa Di Giaimo, 72 anos, foi a vencedora do 1º Concurso de Presépios promovido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Utilizando garrafas pet, fogo, água e sua criatividade, ela criou um presépio que cativou o público e os jurados, e conseguiu 175 pontos. A segunda colocação ficou para o trabalho ‘Negro Anjo’, de Leonardo Albachiare, que obteve 139 votos.

A artista vencedora conta que vinha trabalhando com o contorno das garrafas pets e quando soube do concurso quis fazer algo especial. “Já há algum tempo dava forma de pessoas usando o fogo e as mãos e fiz o presépio usando garrafas um pouco maior”.

Para dar o toque final, Marisa ainda usou água aquarelada que permitiu dar cor às personagens. O efeito encantou o bispo diocesano de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, que fez questão de visitar a Exposição de Presépios que fica até o dia 6 de janeiro no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Dia dos Santos Reis, com uma apresentação especial da Companhia de Folia de Reis da cidade.

Presépio que ficou em segundo lugar

“Essa primeira exposição já se iniciou com apelo. Essa é uma arte simples e com expressão. Quero parabenizar a artista e que no próximo ano tenhamos muito mais manifestações caiçaras”, disse o bispo.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o objetivo do concurso foi fomentar e preservar a cultura e a memória das tradições religiosas populares do Natal, além de incentivar a criatividade nas técnicas artesanais, tendo o envolvimento da comunidade local em atividades culturais. “Com certeza teremos mais concurso no próximo ano”.

Os presépios participantes passam a fazer parte da Reserva Técnica do MACC e compõem a exposição que recebeu presépios de várias partes do mundo como Alemanha, Japão, Itália, Paraguai, Panamá, Equador e Brasil. Eles foram emprestados pelo Seminário Franciscano Frei Galvão, de Guaratinguetá.

De acordo com o diretor do museu, Alexander Palaiologos, no próximo dia 25, o maior presépio em exposição receberá o ‘Menino Jesus’, que foi restaurado.

Serviço

Exposição “Presépios 2017”

Data: até 06/01/18

Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba

Endereço: Rua Altino Arantes, s/n, Centro

Horários de visitação: de terça a sábado, das 10h às 18h