1. Apresentação
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba tem o encantador desafio de praticar uma política pública de cultura que a firme como instituição visível, democrática e transparente, observando com ampla inteligência e efetividade as diferentes áreas da cultura, proporcionando por meio de suas ações um serviço cultural público de qualidade e valor.
A organização de um projeto educativo no Teatro Mario Covas tem como intuito receber grupos escolares e da própria comunidade para apresentar todo o funcionamento do local e os bastidores dos espetáculos que são apresentados, visando estabelecer um vínculo entre a comunidade e o Teatro, para que eles aprendam a valorizar o espaço que também é deles.
Durante a visita orientada os alunos e professores participam de dinâmicas de grupo conhecendo bastidores, conversa com técnicos de som/iluminação e recebem orientações sobre as regras para utilização do Teatro.
2. Justificativa
A cultura é o meio pelo qual os indivíduos delimitam sua personalidade, seus padrões de conduta, suas características sociais, ampliam suas múltiplas percepções da realidade e constroem sua individualidade. O teatro, a música e a dança representam “atos de expressão de prazer” ao povo, somando para o entendimento cultural do mundo. Sendo assim, o Espaço Educacional e Cultural “Governador Mario Covas” – Teatro Municipal de Caraguatatuba é o espaço onde toda forma de expressão tomam vida e se revelam em forma de espetáculos e todos têm o direito de usufruir deste espaço e da sua programação.
3. Objetivo Geral
O maior objetivo é formar público e estabelecer um vínculo das crianças, jovens e adultos, com a realidade dos bastidores dos espetáculos apresentados no Teatro Mario Covas. Preparando e incluindo o espectador no aspecto cultural, educacional e comportamental.
4. Objetivos Específicos
• Fortalecer as ações culturais desenvolvidas pelo teatro, com ampliação quantitativa e qualitativa de seu alcance e penetração nas comunidades;
• Expandir o número de eventos, projetos e atividades desenvolvidos pelo teatro;
• Garantir a democratização do acesso da população;
• Incentivar a participação da população nas ações culturais;
• Aproximar a população com o universo teatral e a cultura de maneira geral.
5. Operacionalização:
O projeto será desenvolvido da seguinte forma:
* A visita ao TMC, deverá ser agendada com no mínimo 7 dias de antecedência. Serão atendidos: Programas escolares Municipais, Estaduais, EJA, Privadas como: escolas particulares, faculdades, universidades, projetos assistenciais (casa do menor e abrigos), e se estendem para grupos que se interessem pelas atividades desenvolvidas.
* O trabalho consiste em:
– inicialmente apresentar a proposta do Teatro, divulgando o conhecimento, entretenimento e lazer que o mesmo oferece;
– orientação comportamental dentro de um espaço teatral e suas dependências tais como: regras do TMC, acesso a um espetáculo, horário de entrada, sinais, atrasos, classificação indicativa, e outros;
– visita técnica ao espaço (saguão, administração, auditório, palco, camarins, salas específicas, dentre outros);
– informar a relevância do TMC para o município (enquadrando a importância da cultura que oferece e do Teatro a nível municipal e nacional);
– apresentar o trabalho desenvolvido pela Equipe Técnica, de forma que compreendam como é feita a montagem e execução de um espetáculo.
1° – Identificação do Monitor.
2° – Histórico do Teatro:
O Espaço Educacional e Cultural “Governador Mário Covas”- Teatro Municipal de Caraguatatuba foi criado a partir da idéia de construção de um centro de aperfeiçoamento e treinamento para professores.
Quando foram observadas as estruturas do prédio, que ocupava cerca de 3 mil metros quadrados, entendeu-se que o espaço poderia ser melhor aproveitado, dando-se então, a criação de um teatro. As obras deram início no ano de 2001, mas, o teatro somente foi inaugurado no dia 15/12/2004.
Atualmente, o Teatro Mario Covas contém um auditório com 609 lugares, sendo que, 14 desses lugares são exclusivos para cadeirantes.
O TMC é o maior teatro do litoral Norte e Vale do Paraíba inteiro. Nesse espaço, são desenvolvidas atividades educacionais e culturais, tais como:
– Festival de dança (Litoral em dança – mês de maio)
– Festival de teatro (Litoral Encena – mês de outubro)
– Exposições Itinerantes
– Convenções
– Espetáculos de vários portes
– Oficinas Culturais (Escola de Bailados)
3° – Apresentação dos Espaços
– Entrada: rampa e escadaria (o porquê)
– Bilheteria: (de como são feitas as divulgações e venda de ingressos)
– Saguão: (como funcionam as exposições)
– ADM (o contato com o produtor dos eventos e espetáculos)
– Camarins (normal e vip)
– Palco / Platéia
– Técnica
4° – Das Regras ao Comportamental
(No palco – momento de socialização – grupo sentado no palco)
– Regras do Teatro (normas internas / normas gerais)
– Sinais / Pontualidade nos horários / Tolerância nos atrasos
– Silêncio da Platéia / permanecer em seus lugares
– Poltronas marcadas
– Não: celulares / fotografias / filmagens
– Classificação Indicativa (acima de 03 anos)
– Vestimentas adequadas, não consumir alimentos, não fumar
5° – Final
– Relevância do Teatro (artistas que apresentaram no teatro)
– O Teatro é do Município
– Qualidade dos espetáculos gratuitos
– Que espetáculos pagos são de acordo com o orçamento de cada pessoa
– Fundamento do Projeto
– Solicitar que divulguem / acessem o site da Fundação / Agenda Cultural
– Escolas que participarem do Projeto, terão privilégio nos ingressos para os espetáculos gratuitos.
– Dinâmica para o reconhecimento das poltronas.
6. Cronograma:
– Ano letivo: 2014.
– Período: anual
– Início: Abril
7. Materiais:
– Fornecidos pelo Teatro Mario Covas.