OutrosTMC

Alunos aprenderam técnicas teatrais nas oficinas – Foto: JC Curtis/Fundacc

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, proporcionou diversas atrações para o público no último final de semana (10 a 12/3). Espetáculos, Stand up comedy e oficinas culturais fizeram o dia de quem passou pelo teatro.

Na sexta (10), um dos grandes nomes do stand up atual, Thiago Ventura, apresentou seu espetáculo ‘Isso é tudo o que eu tenho’, que garantiu ao público uma hora de risadas.

No sábado e no domingo (11 e 12), o entretenimento ficou por conta do Grupo Teatral Trapo, da cidade de São Paulo. De manhã, o grupo ofereceu uma oficina para crianças entre 11 e 15 anos.

Pelo menos 40 alunos da EMEF Euclydes Ferreira, região Sul da cidade, tiveram pela primeira vez a oportunidade de aprender técnicas e exercícios teatrais com atores profissionais. “Eu não conhecia, gostei de tudo, principalmente das brincadeiras”, revela a aluna do 9º ano, Solene da Silva Santos, de 13 anos.

A diretora da escola, Salete Aparecida da Silva Santos, conta que essa é uma oportunidade dos alunos conhecerem outras realidades além dos muros. “A unidade fica numa região periférica e o acesso à cultura é fundamental”, disse.

As crianças participaram de exercícios e jogos teatrais utilizados no processo criativo dos atores.

No sábado à noite, o Grupo Trapo apresentou o espetáculo ‘O Sorriso do Gato de Alice’, também voltado ao público infantil.

Fechando a programação, além da oficina, no domingo foi a vez do espetáculo ‘O Planeta Fantástico do Pequeno Príncipe’, outra obra para as crianças, do mesmo grupo.

O Grupo Trapo, por meio da ONG Inforedes, leva oficinas de teatro gratuitamente pelo interior de São Paulo. “O trabalho do grupo é social, mas sempre com a visão artística”, explicou o diretor teatral, Muriel Vitória.

O projeto é aprovado pelo Conselho Nacional do Direito da Criança e Adolescente (Conanda) e teve apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.