Literatura

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (7), na Biblioteca Pública Municipal Afonso Schmidt, os contadores do Cia. Nóis na Mala com o espetáculo “LatinoameriContos”.

As apresentações são parte do projeto Viagem Literária, uma parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e Organização Social SP Leituras por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

Durante a apresentação das 9h participaram os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Pública Antonio Alves Bernardino e os alunos pacientes do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial).

Na sessão das 14h, compareceram os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima. Além disso, esteve presente a turma da tarde da Oficina de Fotografia da Fundacc, sob a supervisão da professora Déborah Gérbera, realizando cliques da apresentação.

Para a pedagoga Vanessa da Silva Bezerra, 31 anos, que acompanhou os alunos da escola Thomaz Ribeiro de Lima, “a contação de história deu margem para discussão sobre outras línguas e culturas, além de ser divertida e diferente para os nossos alunos”.

Os alunos aprovaram a aula interativa e contam que gostariam de voltar mais vezes e participar de novos projetos como o foi o caso da aluna Carolina Morais, 15 anos.

A Cia Nóis na Mala foi fundada por Bruno Cordeiro e João Alves em 2010 e desenvolve pesquisa em teatro e contação de histórias. Seus espetáculos investigam as formas populares de teatro, música e narração.

Durante a contação foram apresentados os contos ‘Maria Angula’ e ‘A Esposa do Condor’, ambas do livro ‘A Flor de Lirolay e outros contos da América Latina’ de Celina Bodenmüller e Fabiana Prando, que em breve estará disponível na biblioteca.

 

Viagem Literária

Desde 2008, quando foi lançado, o programa andou por 195 municípios, levando contadores de histórias, escritores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no território paulista.

 

Das cidades selecionadas em 2019, 39 participaram da edição de 2018 e 37 são novas ou estão retornando ao programa nesta 12ª edição, renovando significativamente o grupo de municípios para alcançar novos leitores.