Outros

Fotos: JC Curtis / Arquivo

 

No Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, promove o XXI Kizomba, a partir das 15h, na Praça Cândido Motta.

A Kizomba é um evento promovido anualmente no feriado da Consciência Negra, apresentando a significação da data para o contexto da sociedade local.

A proposta do projeto é promover, valorizar e manter viva a cultura negra, através de grupos de expressão e manifestação cultural que se apresentam no evento, estreitando as lacunas existentes entre as políticas de ações afirmativas, o poder público, a comunidade negra e a sociedade. Kizomba, na língua africana yorubá, significa “Festa dos Negros”.

A edição deste ano conta com diversas atrações, dentre elas, um ato ecumênico, samba de roda, pinturas de rosto, oficinas de turbante, apresentação com senegaleses, maracatu, moçambique, danças afro, pagode, além de comidas típicas, como acarajé a R$ 5.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado pelo governo brasileiro em 2003, no calendário escolar, como um dia de reflexão sobre o lugar do negro na sociedade brasileira, além de coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares (20/11/1695). Atualmente, é feriado municipal em aproximadamente mil cidades do país, e feriado estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Em Caraguatatuba, é feriado municipal desde 2007.

A Kizomba já ocorre há 20 anos, antes mesmo da instituição do feriado, sendo sua 21ª edição em 2017.

Mais informações pelo site fundacc.sp.gov.br ou pelo Facebook – facebook.com/fundacc.