A manifestação religiosa celebra o fim do ciclo natalino e reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo foi visitado pelos Reis Magos no presépio
A Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga realizará no dia 14 de janeiro (sábado), a partir das 15h, na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, a 17ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba, na EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga.
A manifestação religiosa celebra o fim do ciclo natalino e reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo foi visitado pelos Reis Magos. O cenário da festa reproduz o caminho dos reis até o presépio e conta com missa solene e um grande jantar produzido com os alimentos doados pelos donos dos presépios visitados durante o mês de dezembro e outros parceiros.
A Companhia é formada por músicos que tocam violas, cavaquinhos e pandeiros, entre outros instrumentos, além dos integrantes que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes, que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis. A coroação dos novos rei e rainha também é destaque da festa. O encontro é aberto ao público, tem entrada franca e classificação livre.
A 17ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba é uma realização da Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga com o apoio da Fundacc e do Governo Municipal.
A EMEF Profº Lúcio Jacinto está localizada na Rua Denilza Sebastiana dos Santos, nº 75, no Tinga, em Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897.5661.
Sobre a Cia. de Folia de Reis
A Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga foi criada em 1998, pelo Sr. Francisco Paulo da Silva, seu irmão, Sr. Antônio Francisco da Silva e pelo Sr. José Cardoso da Silva, que já participavam de outros grupos de Folia de Reis em São José do Barreiro, desde 1963. Ambos ensinaram aos moradores do bairro o significado desta tradição. Atualmente o grupo conta com 23 integrantes e vem se apresentando todos os anos nas casas que possuem presépios e que solicitem a visita, cantando versos em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e a visita que lhe fizeram os Reis Magos.