Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

Objetos que compõem a exposição (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – realiza nesta sexta-feira (1º), às 19h, a vernissage da exposição “Grupo Escolar Adaly Coelho Passos – Educação, História e Reverência”. A mostra faz parte da programação da 11ª Primavera de Museus e atende convocação do Governo Federal através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que este ano trabalha o tema “Museus e suas memórias”.

Carteiras, tinteiros, uniformes, cadernetas escolares, palmatórias, relógios, um pouco de tudo estará exposto para que os visitantes conheçam um pouco mais sobre este que foi o primeiro grupo escolar de Caraguatatuba. Muitos desses materiais foram doados ou emprestados por alunos, professores e funcionários que fizeram parte da comunidade do Adaly.

“Todo material que chegou foi catalogado e esperamos fazer uma exposição para ficar na memória não só dos visitantes, mas de toda essa comunidade que passou por esse colégio que foi um marco em Caraguatatuba”, disse Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsável pelo Macc.


De acordo com o diretor do Museu, Alexandre Palaiologos, a exposição ficará aberta até o dia 29 de setembro e a, após sua abertura, poderá ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h.

Ainda conforme ele, durante a exposição serão apresentados ao público fotos, documentos e objetos materiais que mostram o desenvolvimento da Escola/Museu em seus 84 anos de fundação.

Início
O Grupo Escolar de Caraguatatuba foi criado por decreto em 11 de abril 1933 e instalado no dia 25 do mesmo mês com quatro classes. Adaly Coelho Passos foi nomeada a primeira professora da unidade. Oito anos depois o grupo passou a funcionar em prédio próprio, onde hoje é o MACC.

Nas comemorações do Centenário de Emancipação Político Administrativa de Caraguatatuba, em 20 de abril de 1957, o Grupo Escolar já tinha 13 classes funcionando em dois períodos, com 539 alunos matriculados.

O Grupo Escolar passou a ser denominada E.E.P.G. Profª Adaly Coelho Passos em 1972, em homenagem a sua primeira professora, sendo que em 1998 se tornou Escola Municipal de Ensino Fundamental. Um ano depois a escola foi desativada e os alunos transferidos para novas unidades escolares.

Entre os anos de 2000 e 2001, o prédio foi adaptado para abrigar o Polo Cultural Adaly Coelho Passos, inaugurado em junho de 2002, e onde hoje funciona o MACC, à rua Altino Arantes, S/N, no Centro.

Posts Relacionados