O artista plástico e ceramista Carlo Cury, de Caraguatatuba, está com a Exposição “Maria Mãe de Todos”, até 30 de novembro, no Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, em Taubaté. São 10 santos em 12 peças feitas em esculturas de argila que representam a religiosidade e a materialidade da fé popular em Maria.
Em “Maria Mãe de Todos” o artista apresenta resultado do aprendizado que teve com o mestre Wandecok Cavalcanti, com quem aprimorou seus conhecimentos técnicos e conceituais.
A exposição já passou por Caraguatatuba, São José dos Campos e agora leva as belezas de Maria para Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba. “Estão presentes nas peças os elementos iconográficos referentes a cada santo e por vezes as imagens recebem ornamentos como mantos, coroas e broches”, explica o artista.
Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.
Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu – Caraguatatuba, que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”
Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.
Ele destaca que surgem na cerâmica – como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade – produção de peças figurativas de diversos santos católicos.
Serviço
Exposição Maria Mãe de Todos
Período – até 30 de novembro de 2017
Horário – terça a domingo – 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Local: Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato
Endereço: Av. Monteiro Lobato, s/n, Chácara do Visconde, Taubaté
Informações: 12-3625-5062 – Portão Principal