Os irmãos Fernandes Soares foram os maiores ganhadores da 20ª edição da Corrida de Canoa Caiçara realizada no domingo (16), na Praia do Centro. Juntos, Edmar (Zinho), Evilmar (Vilmar), Évina e Edvaldo (Duda), levam sete troféus da competição que teve 25 inscritos em quatro categorias. O evento foi organizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e fez parte do encerramento do 20º Festival do Camarão.
A maior premiação foi para Zinho que faturou na prova individual, garantiu os 3º lugares na Mista e na Juvenil Mista. Seus irmãos Vilmar e Évina conquistaram o pódio na Mista, enquanto Duda ficou em 2º na mesma categoria, ou seja, foi uma disputa familiar, embora tivessem seis competidores.
A dupla Vilmar e Évina fez o melhor tempo de toda a competição. Experiente, eles surfaram uma onda com a canoagem e completaram a distância de um quilômetro de ida e volta com o tempo de 2’58’’.
A média, em duas baterias, foi de 4’18’’, com o maior tempo feito pela dupla João Pedro e Ellen em 8’55’’ que teve dificuldade para controlar a canoa por conta das ondas e ventos.
Segundo Zinho, a participação da família nas competições de canoagem é uma tradição, uma vez que parte dela faz parte da equipe que representa Caraguatatuba em eventos esportivos.
Ele, Duca e Deco, o Edner, que não pode participar no domingo, compõem a equipe de canoagem oceânica e agora Zinho e Deco também partiram para as competições de Stand UP Padlle (SUP) pelo município.
Para Zinho, esse tipo de evento, como a Corrida de Canoa Caiçara, é uma forma de estimular que a tradição não acabe e que novos caiçarinhas continuam com o esporte e ao mesmo tempo com a história das famílias caiçaras. “Eu mesmo comecei com 14 anos, estou com 47 e dou aula pelo Esporte para que a tradição perdure não só no esporte como na parte cultural da confecção das canoas”.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, é uma entusiasta da cultura caiçara e destacou que essas atividades despertam o interesse das novas gerações. “Resgatamos cada vez mais o folclore e a cultura caiçara para que eles sejam respeitados por todos”.
Todos os ganhadores receberam como troféu uma pequena canoa caiçara confeccionada pelo artesão e pescador Miguel Andrade que durante o Festival do Camarão ensinou aos presentes como se uma embarcação de verdade.
Já para encerrar o evento, a Chef de Cozinha Michely Andrade aproveitou o tema da festa e fez cerca de 80 quilos de Risoto de Camarão para abastecer os competidores.
Confira os vencedores por categoria
Individual
1º lugar – Edmar Fernandes Soares – Zinho
2º lugar – José Antonio da Silva – Toninho
3º lugar – Bruno Duarte
Mista
1º lugar – Evilmar Fernandes Soares (Vilmar) / Evina Fernandes
2º lugar – Edvaldo Fernandes Soares (Duda) / Lucilene
3º lugar – Edmar Fernandes Soares (Zinho) / Elaine
Juvenil Mista
1º lugar – Evilmar Fernandes Soares (Vilmar) / Luiz Eduardo Soares
2º lugar – Eduardo Salinas / Matheus Schmidt
3º lugar – Edmar Fernandes Soares – Zinho / Gustavo R.de Fontes
Dupla Masculina
1º lugar – José Antonio da Silva – Toninho / João Pedro da Silva
2º lugar – Manoel Benedito de Carvalho / Eduardo Salinas
3º lugar – Clodoaldo Paes / Bruno Duarte