Nesta sexta-feira (24/09/21), a Videoteca Lúcio Braun exibe a Mostra de Cinema Taturana Democracia e Racismo, às 20h. A lotação máxima será de 25 pessoas. A classificação da Mostra é 16 anos.
O produtor responsável pela Mostra, Rodrigo Pereira, do Cineclube Sambaqui, avalia que a repetição de imagens – no cinema, na mídia, nas redes – muitas vezes torna familiar e naturaliza concepções que ajudam a construir, apoiam e mantêm opressões como racismo, sexismo, estigmatização de grupos historicamente discriminados e exterminados.
“O cinema pode ser uma ferramenta privilegiada para combater e romper com esses modelos hegemônicos de ver, pensar e representar o outro dentro de uma lógica de opressão. Ver-se em outra perspectiva, imaginar-se, descrever-se e reinventar-se pelo cinema é uma forma de descolonizar imaginários”, relata.
É com este objetivo que o Cineclube Sambaqui exibe dois filmes desta mostra em Caraguatatuba.
Filmes:
Cavalo – Sinopse- Envolvidos em um processo artístico, sete jovens dançarinos são provocados a um mergulho em suas ancestralidades.
Entre Nós– Sinopse – Um retrato emocional do momento de vida de Erika, moradora da Vila Ede. Um de seus filhos adolescente foi recentemente assassinado em uma abordagem policial e está preocupada com o outro, que hoje tem 17 e segue vivendo no mesmo bairro.
Uso Obrigatório de máscara ?
Data: 24/09/2021
Horário: 20 Horas
Local: Videoteca Lúcio Braun
Lotação: 23 lugares
Obrigatório o uso de máscaras