
Apresentação será em frente à Igreja Matriz
Pela primeira vez a vida de Santo Antonio será encenada durante a Festa do Padroeiro de Caraguatatuba. A peça, ‘De Fernando a Santo’, é produzida pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Os ensaios são realizados há pouco mais de um mês e a apresentação será no dia 13 de junho, data em que se comemora o dia de Santo Antonio.
O coordenador de Teatro da Fundacc, Heron Carrillo, é diretor e autor da peça e conta que a ideia surgiu logo após a encenação da Paixão de Cristo, em abril passado, durante uma conversa com a presidente da fundação, Silmara Mattiazzo.
Quatro atores do Coletivo de Teatro Saturnália se apresentarão na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto), em frente à Igreja Matriz, onde é realizada 164ª edição da Festa de Santo Antonio. O espetáculo está marcado para as 18h, tem cerca de 30 minutos e envolve interpretação, canto e mudanças de personagens ao longo das cenas, o que garante a satisfação do público. O elenco é composto por Matheus Souza, Bruna Guimarães, Luana Fida e Jaqueline Pires.
Heron Carrillo, também responsável pela adaptação de obras como “Dona Baratinha” e “Mentira Cabeluda”, explica que a presidente Silmara queria que fosse feita uma peça sobre a vida do padroeiro, que seria algo legal de estar na programação. “A partir daí, por meio de um trabalho de pesquisa, tanto com entidades católicas, quanto com o Arquivo Público de Caraguá, eu montei a dramaturgia em forma de teatro de rua, para que ela seja apresentada de forma dinâmica e rápida”.
O diretor também revela que ele mesmo não sabia de algumas das coisas que pesquisou sobre o santo. “Tanto eu, quanto o grupo não sabíamos sobre vários fatos do Santo, então, é importante que isso seja apresentado e as pessoas também entendam a relevância que o padroeiro da cidade tem”.
Mais atrações
De 25/5 até 18/6, período que é realizada a 164ª Festa de Santo Antônio, a Fundacc completa a programação com diversas atividades culturais.
A programação musical começa com o projeto “Prata da Casa”, que contempla bandas e músicos caiçaras, novos ou não no ramo. Wander Peixoto e a Orquestra de violas “Estrela de Ouro” serão as atrações do projeto. Além deles, a festa conta com shows da dupla Taty e Vitor, Tribo Caiçara, Simplicidade S.A. e Sabrina Cella Trio. As atrações vão de samba a pop sertanejo e até MPB. As datas podem ser conferidas na programação da festa, disponível abaixo.
Na parte cultural folclórica, a Fundacc apresenta, no dia 10/6, das 16h às 18h, a Cia. de Moçambique, formada por alunos das oficinas culturais. Em seu show, eles demonstram, além de Moçambique, Maculelê e um pouco de Puxada de Rede. No dia seguinte, o Grupo Folia de Reis fará a alegria do público presente na Praça do Coreto, também no mesmo horário.
A Festa de Santo Antonio é organizada pela Paróquia de Santo Antonio e conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba (PMC), por meio da Fundacc e comércio regional. A programação completa pode ser vista no site da PMC (www.caraguatatuba.sp.gov.br).
Programação 164ª Festa de Santo Antônio (Fundacc)
Dia 2/6, sexta – Wander Peixoto e convidado (MPB)
Dia 9/6, sexta – Orquestra de viola “Estrela de Ouro”
Dia 10/6, sábado – Cia. de Moçambique (Fundacc)
Dia 11/6, domingo – Grupo Folia de Reis
Dia 13/6, terça-feira – “De Fernando a Santo”, com o grupo teatral Saturnália
Dia 16/6, sexta-feira – Taty e Vitor (pop sertanejo)
Dia 17/6, sábado – Tribo Caiçara (forró)
Dia 23/6, sexta-feira – Simplicidade S.A. (samba)
Dia 24/6, sábado – Sabrina Cella Trio (sertanejo)