O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (21/11), às 10h, a abertura da exposição “Cerâmica: Legado Ancestral”, com obras dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier. A entrada é gratuita.
A mostra reúne peças inspiradas em uma viagem realizada pelo grupo de ceramistas em 2023. Tendo como referência a mestra Máyy Koffler, os artistas embarcaram em uma travessia sonora pelo Peru, organizada pelo músico Rodrigo Qowasi, da Puttutu Expediciones. No percurso, visitaram sítios arqueológicos e experimentaram sonoridades locais. Ao retornarem, propuseram-se a criar peças que refletissem as memórias e aprendizados dessa experiência. A exposição poderá ser visitada até 31/12. Mais informações e reservas para visitas guiadas podem ser realizadas pelo telefone (12) 98195-0786.
Dando continuidade aos ensinamentos da ceramista Máyy Koffler, no mesmo dia, às 11h, será realizada uma queima de positivo-negativo – técnica tradicional do Norte Peruano e de algumas etnias da Amazônia brasileira. Nessa técnica, a peça, já queimada anteriormente, é marcada pela ação da fumaça, enquanto partes selecionadas são protegidas por uma camada de cerâmica semilíquida.
Para finalizar essa imersão cultural, no sábado (22/11), às 19h, será exibido no Espaço Hartãt o documentário “O Som Alcança o Sol”, que retrata a obra de Máyy Koffler com direção de Bruna Epiphanio. Quando o fogo encontra o barro, um som nasce e, a partir da obra da ceramista, o tempo é atravessado pelo toque e pela escuta, sentindo o barro em seus diferentes estados físicos. No filme, entre gestos e formas, todos são confrontados com a industrialização e seus efeitos na ancestralidade da cerâmica pré-hispânica. As vagas para a exibição são limitadas, por ordem de chegada.
Sobre a Ceramista
Nascida em Assunção, no Paraguai, Máyy Koffler viveu por muitos anos no Peru, onde se interessou pela cerâmica pré-hispânica. Durante sua permanência no país, estudou e investigou técnicas utilizadas pelo povo de Piura (cidade no norte do Peru), consultou bibliotecas e buscou informações históricas junto a arqueólogos e especialistas.
O resultado de seus estudos e pesquisas possibilitou à artista grande domínio e manejo da paleta e da pedra na produção de suas peças cerâmicas, bem como a assimilação das técnicas de negativo e positivo, que permitem criar desenhos com motivos pré-colombianos bastante estilizados.
O Espaço Hartãt está localizado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1231, no bairro Martim de Sá. Mais informações na página do Instagram @espacohartat.
Serviço
Espaço Cultural Hartãt
Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1231, na Martim de Sá, em Caraguatatuba
Entrada Gratuita l Livre
Dia 21/11 – sexta-feira
10h – Abertura da Exposição “Cerâmica: Legado Ancestral”
Visitas guiadas até 31/12 – informações e reservas pelo número (12) 98195-0786
11h – Queima de Cerâmica Positivo-Negativo
Dia 22/11 – sábado
19h – Exibição do Documentário “O Som Alcança o Sol”
30 lugares (Por ordem de chegada)








