O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela Dra. Rosangela Dias da Ressurreição e pela ceramista e líder religiosa, Lu Chiata – conhecida também como “Mametu Messamburá”.
A ação integra a programação de aniversário de Caraguatatuba, que completa 168 anos de emancipação político-administrativa no dia 20 de abril. A palestra foi aberta pela historiadora responsável pelo Arquivo Municipal, Denise Lemes, e contou com a presença de professores, alunos, pesquisadores e interessados na temática. Também estiveram presentes a diretora do Arquivo Público, Luzia Prado; e a secretária da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Monteiro Malerba.
O tema da palestra é título do segundo capítulo do livro “Arte e Cultura: Novos horizontes na contemporaneidade” – coletânea que reúne quatro estudos que exploram, sob diferentes perspectivas, a intrínseca relação entre memória, cultura e identidade. O estudo abordado na palestra, explorou a ancestralidade africana e uma das partes da exposição “Ecoar”, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, desenvolvida pelas ceramistas Claudia Canova, na produção dos tambores, e por Lu Chiata, com a instalação “Entre Minkisi, Voduns e Orixás” – foco principal do estudo.
Sobre o Arquivo Municipal
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” protege, organiza e difunde documentos de caráter permanente e histórico, de acordo com a legislação estadual e federal, e normas arquivísticas. Compete a ele também, o desenvolvimento de pesquisas pela promoção de eventos de caráter educativo e cultural, incluindo educação patrimonial, no intuito de aproximar o Arquivo Municipal a instituições educacionais e culturais, e da população em geral, por meio de ações e projetos voltados à difusão da História e da Memória de Caraguatatuba e da cultura caiçara.
O Arquivo Municipal está localizado no Polo Cultural e Educacional “Profª Eloíza Andrade Antunes”, no Centro de Caraguatatuba, junto à Fundacc. Mais informações (12) 3897-5662.



Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc