Encontros, palestras, roda de conversa e oficinas integraram a 9ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba, reunindo técnicos e público em geral. Tendo como tema “Mudanças Climáticas: preservação e acessibilidade”, a ação também celebra o aniversário do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” e do Museu, que completam 23 anos neste mês. A programação, totalmente gratuita, foi realizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
A agenda teve início com a palestra da ceramista Luciana Renna sobre Toninho Cordeiro, reunindo artistas, ceramistas, técnicos, amigos e público em geral. Para assistir detalhes da trajetória do precursor da cerâmica em Caraguatatuba, fruto de pesquisa iniciada em 2018.
Com imagens de suas obras em exposições em São Paulo e Caraguatatuba, assim como histórias de sua ligação com ceramistas de Cunha e a parceria com Antonio Carelli, Renna trouxe Cordeiro mais próximo de todos. Ao final, o público pôde ver uma obra do artista que integra o acervo do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), em visita à reserva técnica, agora aberta à visitação. Outra obra de Cordeiro encontra-se em frente ao museu.
Já no dia 11, a roda de conversa reuniu profissionais de arquivos das Câmaras Municipais do Litoral Norte e técnicos de arquivos da região para trocarem experiências sobre a documentação. Estiveram presentes representantes dos Arquivos da Prefeitura e da Fundacc e também da Câmara de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, assim como representante do Macc e estudante de arquivologia. “Foi um excelente encontro, troca de experiências, conversas, ajuda mútua e já programamos visitas técnicas para o segundo semestre deste ano”, enfatiza Denise Lemes, historiadora do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”, uma das responsáveis pela realização do evento.
Encerrando a programação, no dia 12, a restauradora Ana Carolina Fernandes da Silva dividiu conhecimentos sobre conservação de acervos arquivísticos e museológicos, além de trazer técnicas e disposição para atuar também junto a projetos no município.
A Semana Nacional de Arquivos é uma realização do Arquivo Nacional e diversas ações foram realizadas em arquivos, bibliotecas, museus, fundações e outras instituições do país. Em Caraguatatuba, o evento foi promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc).