Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

A exposição itinerante ‘Testemunho de Religiosidade: Anjos, Santos e Cruzes’, do artista plástico e ceramista Carlo Cury chega, na quinta-feira (27), ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de São José dos Campos. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados das 8h às 17h até dia 27 de março.

‘Testemunho de Religiosidade: Anjos, Santos e Cruzes’ é composta por 16 imagens de santos e cruzes que foram vestidas por bordadeiras e artistas plásticos de várias cidades e Estados a convite de Cury.

Segundo ele, a ideia do tema surgiu quando esteve em Cusco (Peru) e conheceu a Festa das Cruzes, onde percebeu que santos e cruzes eram todos vestidos por mantos lindamente confeccionados pela própria comunidade.

Esses mantos eram uma referência a Pachamama – Mãe Terra, divindade máxima dos Andes, bolivianos e peruanos, relacionada também à terra, fertilidade, mãe e, principalmente, aquela que representa uma grandiosa divindade feminina.

“É algo sagrado e eles trazem as imagens vestidas em formato de montanha e isso me encantou, tamanha a beleza e religiosidade. Por isso, quando voltei, comentei com amigos e eles aceitaram participar do projeto, cada um confeccionado os mantos que vestem as imagens”, contou.

‘Testemunho de Religiosidade: Anjos, Santos e Cruzes’ esteve também em exposição nas cidades de Caraguatatuba e Santos, em 2019.

Serviço

Exposição ‘Testemunho da Religiosidade: Anjos, Santos e Cruzes’ – de

Carlo Cury

Abertura: 27/2, quinta-feira

Local: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial, São José dos Campos

Mais informações: (12) 2134-9000

 

Drielly Leite

Jornalista Responsável: Mara Cirino

Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com

Posts Relacionados