As artesãs caiçaras, Sandra Pires e Luana Kogus, de Caraguatatuba, representarão o Litoral Norte, apresentando seus trabalhos na Feira das Feiras Criativas – SP, que acontecerá nos dias 21 e 22 de agosto, das 11h às 19h, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Sandra Pires trabalha com trançados a partir de fibras de bananeira e de taboa, criando peças utilitárias e decorativas. Já Luana Kogus utiliza como matéria prima a palha da costa e o couro bovino, criando também, a partir do trançado em folhas de coqueiro e da costura, itens para adornos, acessórios e vestuários, além de enfeites e utilitários domésticos.
A Feira das Feiras Criativas – SP é uma iniciativa de um grupo de organizadores de feiras da capital que faz parte do Plano SP para a retomada das atividades com público em segurança com rígidos protocolos que incluem a testagem de todos os presentes.
Esse é o segundo evento-modelo do Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia. Um encontro de 16 feiras paulistanas de economia criativa reunindo mais de 100 expositores na área externa e sob a marquise do Memorial da América Latina.
De acordo com a organização do evento, representantes e organizadores de feiras criativas vêm se reunindo desde que o setor foi paralisado pela pandemia da Covid-19. No início do isolamento social, entenderam a necessidade de uma articulação para proteger interesses dos pequenos empresários que se consolidavam cada vez mais como uma importante engrenagem da economia paulistana e na geração de empregos.
“O grupo de promotores nasceu com representantes de mais de 40 feiras. A todas elas foram abertas a possibilidade de integrarem o evento-modelo que foi criado por meio de uma organização totalmente colaborativa. Destas, 16 sentiram-se confortáveis e acreditaram ser um bom momento para retomar suas atividades e encarar o desafio de se adequar a um novo formato em espaço controlado com rígidos protocolos de saúde”, conta Beto Lago, da comissão de articulação, planejamento e produção desse coletivo.
Protocolos de acesso à Feira e venda de ingressos:
O protocolo da Feira das Feiras Criativas – SP elenca uma série de ações e medidas obrigatórias para o público, expositores e staff. Por exemplo, desde diferentes recomendações de uso, substituição e descarte para diferentes tipos de máscaras, até a capacidade reduzida e o acesso controlado de visitantes por meio de ingressos vendidos antecipadamente pela internet pelo preço promocional único de R$ 10 e entrada com hora marcada.
O ingresso com hora marcada permitirá que o acesso seja realizado em pequenos grupos a cada 15 minutos para evitar aglomeração. Também é recomendado que o público chegue com antecedência para realizar o teste rápido de antígeno Sars-Cov-2. Os participantes também serão monitorados após o evento a partir dos dados pessoais coletados.
“A ‘Feira das Feiras Criativas – SP’, é uma oportunidade única de participar de um evento teste com um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência de retomada das atividades do setor no segundo semestre. Em um único dia e lugar poderão circular por diversas feiras tradicionais na cidade com expositores de moda, arte, design, artesanato e gastronomia”, finaliza Vera Santana, parte da comissão de articulação, planejamento e produção.
Serviço
Feira das Feiras Criativas – SP
Instagram: @feirascriativassp
Data: 21 e 22 de agosto de 2021 (sábado e domingo)
Horário: Das 11h às 19h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Ingressos pelo link: https://tinyurl.com/2w6mxsae