A atividade integra a programação do Curta Caraguá 2024
Nesta sexta-feira, 8 de novembro, a partir das 10 horas, acontece na Diretoria de Ensino, localizada na avenida Alagoas, 539, no bairro do Indaiá, a oficina gratuita: O Fantástico mundo dos filmes de curta-metragem, com Christian Saghaard. A oficina é realizada pelo MIS, através do programa de difusão audiovisual Pontos MIS, em parceria com a Fundacc e integra a programação do Curta Caraguá 2024.
A participação é gratuita, para crianças a partir de 7 anos, incluindo adolescentes, jovens, adultos ou idosos. As inscrições podem ser feitas através do telefone do formulário online (clique AQUI para acessar).
A oficina propõe que os participantes assistam e comentem uma sessão de curtas, destacando a linguagem audiovisual utilizada para que os participantes possam reconhecer e utilizar os aprendizados em suas produções audiovisuais.
Antes do encerramento da oficina, os alunos elegem algumas das cenas dos curtas exibidos para se inspirarem e gravarem suas próprias cenas, adaptando as cenas às circunstâncias do espaço da oficina. As cenas gravadas são exibidas para os participantes no encerramento da oficina que tem duração de 4 horas.
Sobre o oficineiro:
Christian Saghaard é cineasta e coordenador de oficinas e mostras audiovisuais; trabalha há 25 anos em festivais e projetos de exibição, fazendo curadorias e programações. Faz parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo desde 1997, onde também é o curador da Mostra Infantojuvenil desde 2005. Idealizador, com Zita Carvalhosa, do projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que já realizou mais de 100 oficinas audiovisuais para jovens de várias regiões do estado de São Paulo.
Realiza oficinas audiovisuais para o projeto PONTOS MIS-SP, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, tendo realizado mais de 100 oficinas desde 2012, em diversas cidades do estado de São Paulo. Realiza oficinas audiovisuais para o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Realizou oficinas audiovisuais para o Circuito Municipal de Cultura de São Paulo, organizado pela Prefeitura de São Paulo em CEUs da cidade. Já realizou oficinas para os SESC de São José dos Campos-SP e SESC Pinheiros. Já realizou diversas outras oficinas audiovisuais para festivais de cinema, ONGs e instituições culturais nacionais, para todas as faixas etárias. Como cineasta o trabalho mais recente foi a direção do telefilme A GRÁVIDA DA CINEMATECA para a TV Cultura, realizado com o prêmio do edital PROAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (telefilme que teve estreia no dia 25/06/2016 na TV Cultura).