O festival está previsto para ocorrer em novembro e promove a exibição de filmes produzidos por alunos da rede estadual de ensino
Foi dada a largada para o VII Curta Caraguá – Festival de Cinema de Caraguatatuba 2023 na última segunda-feira (7/8). Trinta e quatro professores da rede estadual de ensino participaram da primeira capacitação na Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba com o objetivo de articular e mobilizar os estudantes para a produção dos curtas-metragens. O festival está previsto para ocorrer em novembro e promove a exibição de filmes produzidos por alunos da rede estadual de ensino.
A oficina Roteiro em Sala de Aula foi ministrada por Eliotty Caetano, da Fundacc, juntamente com a professora Evania Escudeiro, Especialista em Currículo de Arte da Diretoria de Ensino região de Caraguatatuba. Os professores tiveram conteúdos sobre a divisão em três atos, Plots, Mid Point, roteiro para ficção e documentário, formato Master Scenes e plataforma Writer Duet.
O próximo encontro é dia 25/08 e o tema é Interpretação para Câmera, com Keyliane Dias. Ainda estão programados outros módulos com capacitações de Produção e Direção, Captação de áudio e por fim, Edição de vídeo.
“A parceria entre a FUNDACC e a Diretoria de Ensino é muito importante para a realização do Festival, a cada ano conseguimos mobilizar mais Escolas, professores e estudantes para desenvolver produções audiovisuais, ampliando o horizonte de oportunidades profissionais, visto que eles aprendem sobre as técnicas de produção e a importância dos profissionais envolvidos nestas produções cinematográficas”, enfatizou a professora Evania Escudeiro.
Sobre o festival
O VII Curta Caraguá – Festival de Cinema 2023, voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte acontece desde 2013, uma parceria entre a FUNDACC e a Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba com o intuito de despertar o interesse artístico, estimular o conhecimento e a produção do audiovisual como transformação social, promover e democratizar o acesso às produções audiovisuais e mobilizar a criatividade dos estudantes participantes.