Estreia conta com show do cantor togolês Tyno Val
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira.
O evento começa às 18h e conta com uma programação diversa que reúne o audiovisual, a música e a poesia, promovendo uma noite de celebração do projeto Doc. Baobá, contemplado no EDITAL nº 23/2023 da Lei Paulo Gustavo, que fomenta projetos culturais no setor audiovisual.
O filme, que se passa em Caraguatatuba, retrata uma pequena parte da vida de Macoura, um imigrante senegalês que se estabeleceu na cidade em busca de uma vida melhor para si e sua família. Em cenas que exploram a rotina, as amizades e o trabalho de Macoura, o documentário revela a sua relação com a cidade. Veio para o Brasil por indicação de um primo e escolheu a cidade de Caraguatatuba por afinidade com uma cidade que gosta em seu país natal. As imagens captadas mostram a beleza da cidade, trazendo reflexões sobre como os laços entre os lugares se transformam através de experiências, memórias e sonhos.
A programação cultural inclui a estreia do filme, intervenção poética dos slammers Matheus Silva e Karol Salgado, trazendo voz à cena artística local e ampliando o espaço para reflexões em torno da imigração e da cultura local. Após a exibição do filme, a noite ganha um toque especial com o show do cantor Tyno Val, -que também integra a trilha sonora do filme – cuja música dialoga com o tema do evento, possibilitando um mergulho profundo nas raízes africanas ao cenário brasileiro.
Tyno Val é um cantor e compositor de Afro Jazz, é do Togo, país localizado no oeste da África. Veio para o Brasil com objetivo de plantar seu sonho musical e encantar o mundo com a sua arte inspirada nos ritmos do Zimbábue, sendo um artista sensível e com uma extensa trajetória em território brasileiro já se apresentou em diversas cidades e línguas, como ewe, francês, português, inglês e xona.
O evento é acessível e conta com janela de libras na exibição do filme e intérprete de libras para promover a inclusão de pessoas surdas em todo o evento, com a facilitação através do intérprete Alberth em todo o evento.
O convite é destinado a imigrantes, professores, estudantes, artistas e todas as pessoas interessadas em cinema e cultura de Caraguatatuba. Convidamos todos para mergulhar nessa história, que, por meio das lentes de Alê Gonca e Luis Mioto, traduz sentimentos de saudade e esperança. O mar que separa também é o mar que liga a história e a memória.
Programação Completa
– 18h: Abertura da casa com coquetel
– 18h30: Intervenção poética de MCs da região
– 19h: Exibição do filme Macoura
– 19h30: Show com Tyno Val
Serviço:
Data: Sábado, 23 de novembro de 2024
Horário: Das 18h às 20h40
Local: Auditório Maristela de Oliveira
Endereço: R. Santa Cruz, 396 – Centro, Caraguatatuba – SP, 11660-150
Valor: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Gilda Brasileiro direção do curta
Rodrigo Pereira – co-direção e produção geral
Luis Mioto – direção de fotografia, filmagens e colorização
Alê Gonca – roteiro e filmagens
Rafael Eduardo Pereira – captação e mixagem de som
Ariela Calanca – edição e montagem
Hilda P. Brasileiro – assistência de direção
Thauany Mesquita – produção executiva e assessoria de imprensa
Tamires de Oliveira e Alessandra Alves – produção local
Tyno Val e Diabira Thiam – trilha sonora
Vanessa Sardi – comunicação
Andreza Silva – administração
Paula Esteves – legendagem em PT e IN
Sabrina Caires – legendagem em libras
Alberth Sousa – intérprete de libras
Karol Salgado e Matheus Silva – poetas convidados
Val Silva – técnico de som