O VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte, realizou, na última semana, o segundo módulo do ciclo de capacitação para professores da rede, que irão supervisionar a criação dos curtas-metragens junto aos alunos.
Composto por quatro módulos, o segundo encontro da capacitação foi ministrado pelo fotógrafo e cineasta Felipe Vernizzi, autor dos filmes ‘Noturna’, ‘Linha do Mar’ e ‘Noite Clara’. Felipe também desenvolve ensaios sobre a natureza há mais de 15 anos.
No encontro, Vernizzi abordou temas, como: Processo Audiovisual desde a concepção do filme até sua exibição; Linguagem cinematográfica e câmeras, além de dicas de como conduzir uma turma que está realizando a produção de um filme.
De acordo com ele, “o workshop tinha como objetivo expor de forma simplificada informações sobre a realização audiovisual, seus processos e características”.
Ao todo, o projeto recebeu 26 inscrições de escolas da região e conta com 44 professores participando dos workshops, mais 16 pedagogos ouvintes e milhares de alunos da rede pública de ensino que serão beneficiados através destes profissionais.
Vale ressaltar que todas as escolas inscritas terão monitoria, de agosto a novembro, dos profissionais à frente do ciclo de capacitação. Além disso, todas as escolas também receberão um kit de produção contendo um tripé para câmera/celular e um tecido Chroma key para gravação e efeitos especiais.
Visando estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual por meio da produção de curtas-metragens, além de promover a exibição pública dos filmes e a formação de público, o VI Curta Caraguá conta com três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.
O Festival selecionará ainda até 25 filmes para cada uma das categorias Estudantis e 15 filmes para a categoria Especial, que serão apresentados no Auditório Maristela de Oliveira no dia 26 de novembro, às 18h, sendo a premiação entregue no dia 27/11, às 15h, em uma cerimônia de premiação para os melhores curtas-metragens.
Serão entregues também troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.