Dia Internacional do Cinema
Dia: 06/11 (sábado)
Horário: das 14 às 21h
Local: Praça do Caiçara e Auditório Maristela de Oliveira
Sobre a comemoração deste dia
Em 05 de novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Cinema. Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra. Além do seu caráter crítico, o cinema, considerado como produção audiovisual, também é um dos principais veículos propagadores de representatividade. Filmes que abordam a diversidade cultural do país são potenciais de ampliação da visão de mundo das pessoas.
A sessão será realizada atendendo os protocolos de segurança de saúde devido ao Covid-19. Será exigido o uso de máscara no ambiente interno e externo do evento, assim como a limpeza das mãos com álcool gel e a recomendação do distanciamento social de 01 metro. A capacidade do espaço de exibição será reduzida pela metade (23 pessoas) na Videoteca Lúcio Braun, (70 pessoas) Auditório Maristela de Oliveira, e (30) Pessoas na área da Praça do Caiçara, com intervalo entre os assentos
Programação :
14:00 – Exibição 01 – Mostra de curtas-metragens (Curadoria dos filmes realizada pela Setorial de Audiovisual, Fotografia e Novas Mídias)
Local : Videoteca Lúcio Braun
Lotação: 70 pessoas
Duração: 01 hora
Classificação livre
16:00 Palestra com Daniel Kaschel: Cinematografia documental e aérea
Local: Auditório Maristela de Oliveira
Lotação: 70 pessoas
Duração: 2 horas
Classificação Livre
Tema: Cinegrafista Profissional
– Filmando em uma expedição: O que levar, equipamentos, desafios.
– Como filmar esportes de ação: Lentes, performance, olhar.
– Imagens Aéreas: Cenários, drones, possibilidades.
– A revolução do FPV: Filmando com um drone de corrida.
20:00 – Exibição 02 – Longa-metragem Caiçaras – A margem do Brasil do diretor Guilherme Rodrigues com a parceria do Cinema na Kombi.
Local: Praça do Caiçara
Lotação: 30 pessoas
O Projeto “Cinema na Kombi” quer colaborar para democratizar a exibição cinematográfica, divulgar a produção nacional e formar público para o audiovisual, principalmente entre as crianças e adolescentes das escolas públicas do país.
O Projeto tem como aporte um veículo, marca Kombi, que percorre a periferia das grandes cidades e os municípios mais isolados e distantes dos centros culturais brasileiros.
A Kombi é equipada com projetor, tela de exibição e equipamento de som, possibilitando a realização de sessões de cinema, tanto no interior das escolas, como em qualquer outro espaço público comunitário.
Atividades no espaço Externo:
. Varal fotográfico.
. Feira fotográfica.