A 6° Mostra Livre de Cinema é um festival internacional de filmes de curta e longa metragem, que acontece em diversas cidades do estado de São Paulo simultaneamente. Caraguatatuba também faz parte desta rota.
Com Mostra Infantil, Cinema Negro e Realizadoras, Caraguatatuba recebe no dia 28 de abril a 6° Mostra Livre de Cinema com exibições previstas para as 18h, 19h10 e às 20h30 na Videoteca Lúcio Braun naPraça do Caiçara, no Centro. A ação é do Cineclube Sambaqui, com apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Toda a programação é gratuita e acessível a todo público.
A 6° Mostra Livre de Cinema é um festival internacional de filmes de curta e longa metragem, que acontece em diversas cidades do estado de São Paulo simultaneamente. A cidade de Caraguatatuba também faz parte desta rota.
A Mostra Infantil apresentará cinco curtas-metragens para o público infanto-juvenil, às 18h. A Mostra Realizadoras terá exibição de sete filmes produzidos e dirigidos por mulheres, a partir das 19h10min. Na sequência, às 20h30min, será a vez do público conferir a Mostra de Cinema Negro, com cinco filmes produzidos e dirigidos por pessoas negras.
O projeto, que conta com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e produção da Frame7 Cinema, evidencia a crescente produção independente do cinema nacional e internacional, feito na maioria das vezes sem patrocínios ou uso de verbas públicas. O evento também contará com diversas atividades que promovem o desenvolvimento de mercado audiovisual, economia criativa, fomento de público e difusão do cinema brasileiro.
Confira a programação completa:
Mostra Infantil (filmes infanto-juvenil)
A Menina e o Mar – O filme conta a história de um breve encontro entre um menino e uma garota que tem formas muito diferentes de ver o mundo ao seu redor. E o mar, que abraça este momento. O rapaz, com medo do que o mar pode reservar para ele, e a moça, acostumada a ver poesia em toda parte ao seu redor, aprendem juntos que para aproveitar a vida, tudo o que você precisa fazer é ceder seus instintos. Através deste encontro que muda a vida, ambos aprendem a superar seus medos e desfrutar de seu mundo ao seu redor. Direção: Gabriel Mellin – Brasil.
The Birds of Jade Rock – Com base em uma história verdadeira, somente uma rendição abnegada e a relíquia mística, escondida em uma ilha iminente, pode dar a este grupo de jovens ousadas, uma chance de salvar a vida de uma irmã. Este conto sincero, estrelando um elenco só de mulheres que nunca receberam o roteiro. Elas filmaram as cenas em “ordem cronológica da história”. Elas estavam sempre no momento, nunca sabendo o que aconteceria em seguida, improvisando corajosamente uma cena de cada vez enquanto vivenciavam o desenrolar da história. Direção: Ryan Fenson-Hood – Estados Unidos.
Café Salvador – Direção: Angel Ricardo Rysh – El Salvador.
Conforme – Em um escritório vazio, um pai e seu filho com um problema de comunicação têm que lutar contra uma fotocopiadora que se tornou perigosa. Direção: Antoine Abdul-Jalil – França.
Se Flopar, Nunca Postei – Márcio se muda para a casa onde mora sua prima Karen. Chegando lá, os moradores da casa se envolvem em seu comportamento ao receberem mensagens no celular. Alguém deve detê-lo antes que algo terrível aconteça. Direção: Lucas Zimer – Brasil.
Mostra Realizadoras
O Fundo Dos Nossos Corações – Joana, uma menina curiosa de 7 anos, quer descobrir como ela veio ao mundo de duas barrigas. Direção: Letícia Leão – Brasil
Day Eight – Shira, uma jovem israelense, não é estranha aos tradicionais sete dias de Shiva após a perda de um ente querido. Mas é o oitavo dia que prova ser o mais difícil, pois ela volta para casa e luta para voltar à sua vida normal a tempo da comemoração do aniversário de sua filha. O filme mergulha nas complexidades do luto e da resiliência durante o rescaldo da perda. Direção: Inball Voitiz Sass – Israel.
The Leak – A quietude no apartamento de uma mulher é prejudicada pelo surgimento de um vazamento de água. À medida que as gotas caem, memórias não ditas de um homem adormecido vêm à tona com uma criança assustada implorando para ser vista e protegida. Direção: Paola Cubillos – Bélgica.
Duda – Maria não consegue mais dormir. Grávida de 8 meses com seu segundo filho, ela se sente desamparada e angustiada como na época de sua primeira gravidez. Novamente, ela não consegue distinguir entre realidade e alucinação: seus dias e noites estão rodeados de pesadelos amarelados. Mergulhada em uma vertiginosa corrente de consciência, esta é uma história de horror e ilusão sobre a maternidade e a depressão pós-parto. (Baseado nos diários de puerpério de Carolina Lobo). Direção: Carolina Lobo – Brasil.
Trampo– Ale tenta permanecer dedicada enquanto trabalha de casa, mas às vezes pode ser sufocante. Direção: Zaira Araújo – Brasil.
Hide And Seek – Esconder e procurar torna-se algo mais do que apenas um jogo. Uma menina não está mais à procura de seus amigos, mas de amor e afeto perdidos. Direção: Karolina Belka – Polônia.
Hamlet – “Inspirado na obra de Shakespeare, o filme conta a história de Hamlet através da perspectiva psicológica do arco dramático criado pelo autor, porém adaptado para hoje e para o cenário nacional, onde o personagem se torna o príncipe do agronegócio que se afasta do trabalho rural para viver da arte na grande cidade. A narrativa aborda o tema do luto e o processo do Hamlet e de todos ao seu redor. A necessidade de apoio entre falar e ouvir, e o quanto não se preocupar com o emocional, juntos, pode resultar em tragédia”. Direção: Carol Guimarães – Brasil.
Mostra Cinema Negro
Mergulho – Enquanto se preparam para um fim de semana na praia, os sentimentos de toda uma família são confrontados com o retorno de seu filho mais velho, que está ausente há dez anos. Mesmo não intencionalmente, eles são chamados a mergulhar em suas próprias emoções.
Direção: Marton Olympio e Anderson Jesus – Brasil.
Nossos Passos Seguirão Os Seus – Apagado da história oficial do movimento operário brasileiro, Domingos Passos, um feroz militante anarquista, deixa as sombras para a eternidade… Direção: Uilton Oliveira – Brasil.
Entre O Passado – A chegada inesperada de Conceição no dia do funeral da velha Aparecida causa desconforto às pessoas presentes, especialmente Anderson, o neto do falecido. A partir desta reunião de mãe e filho no velório, ambos revisitam o passado e a dor de velhas tristeza. Direção: Larissa Estevam – Brasil.
Sua Majestade O Passinho – Entre os morros e vielas da periferia de Recife ecoam os gritos das crianças, música gospel, canções de orixás e batidas de brega funk. E é no ritmo do “passinho” que os jovens da periferia estão transformando o cenário artístico da cidade e se fazendo conhecer nas redes e no mundo. Uma canção, uma dança. Uma cultura atravessada por questões sociais, econômicas e de gênero. Direção: Mannu Costa e Carol Correia – Brasil.
Nó Na Garganta – Tomás tem se fixado em Mariana desde criança, quando começou a colar fotos dela em um álbum de adesivos que escondeu consigo mesmo. Quando adolescente, seu álbum é exposto à Mariana por seu colega Gabriel em um momento humilhante e violento, com o qual Mariana concorda. Este corte criado no passado se estende no tempo, como um fio que marca o destino de um menino, deixando um caroço permanente na garganta. Até que ele decide reencontrar seus colegas e mostrar como se sentiu. Direção: Vitor Reis – Brasil.
Mais informações no site www.mostralivre.com.br .