A temporada de 2024 reúne em Caraguá cerca de 40 bailarinos de várias cidades do estado de São Paulo
O projeto de formação e aperfeiçoamento da Cia. Estável Promodança reunindo bailarinos das mais diversas modalidades e revelando talentos e potenciais artísticos, está ocorrendo no Polo Cultural do Centro, em Caraguá, desde o dia 4 de janeiro.
O diretor Maurício Oliveira e cerca de 40 bailarinos vindos de 10 cidades do estado de São Paulo foram recepcionados pela presidente da Fundacc Malu Baracat e pelo diretor de Cultura, Heron Carrillo, para o início da formação. Ao final, a população vai apreciar os espetáculos Dom Quixote (Suíte) e Grand Diverstissement produzidos durante a imersão. As apresentações serão no Teatro Mario Covas, nos dias 18, 19 e 20, às 20h com entrada gratuita.
Até o dia 17, realizam apresentações de forma itinerante nas praças Diógenes Ribeiro de Lima, Praça do Caiçara, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), e na praia do centro (próximo a estátua de Iemanjá) às às 19h30.
“O intercâmbio cultural que a Promodança realiza na cidade tem como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre artistas e grupos de dança. Por meio de apresentações e atividades artísticas, a ação fortalece o cenário da dança local, incentiva a valorização da cultura e proporciona novas oportunidades de aprendizado para os jovens bailarinos que estão em processo de formação técnica e artística, estimulando a integração, troca de experiências e valorização da dança, tanto para artistas como para a comunidade em geral”, enfatizou Junior Silva, coordenador de dança da Fundacc.
Sobre a Promodança
Com mais de 30 anos, a companhia é um importante instituto que atua na formação e aperfeiçoamento de alunos à linguagem da dança e bailarinos das mais diversas modalidades, revelando talentos e potenciais artísticos. A Cia. Estável reúne bailarinos de diferentes escolas e cidades e compartilham a experiência de vivenciar a dinâmica de uma companhia profissional, aprimorando seus conhecimentos técnicos e teóricos. O projeto acontece anualmente no mês de janeiro, durante 25 dias e como resultado das atividades é apresentado um espetáculo reunindo diferentes linguagens da dança.
Para esta temporada o corpo artístico (professores e coreógrafos) da Cia. Estável Promodança é formado por Camila Pupa, Bruna Martins, Natasha Cortez, Junior Silva, Raony Iaconis, Paula Firetti e Sandra Amaral.
A suíte de Don Quixote tem a direção artística de Camila Pupa com a assistência de Bruna Martins. Nos papéis principais temos: Lygia Galeno como Kitri e Alex Feliciano como Basílio. Como convidados especiais para a noite de pré-estreia, os personagens serão interpretados por Monike Cristina e Ivan Domiciano, primeiros bailarinos do Joburg Ballet da África do Sul.
Compondo a segunda parte do espetáculo, o “Grand Divertissement” , serão apresentadas obras das linhas neoclássica, contemporâneo e livre criação.
Os espetáculos acontecerão nos dias 18 (pré-estreia), 19 (estreia) e 20 de janeiro, a partir das 20h. A entrada é franca. O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, 187, no bairro Indaiá.