A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio da Comissão Municipal Setorial de Ecologia promove no dia 26 de outubro (terça-feira), às 19h, live em comemoração a Semana Lixo Zero, para divulgar o projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’.
A Semana Lixo Zero é uma oportunidade de fomentar no município sobre as boas práticas Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e como mudar hábitos e consumo.
A live terá como tema ‘Descarte correto de bitucas se transforma em papel artesanal’ e será transmitida na página do instagram @flowsustentavel, pela Tatiana Araujo da empresa Flow Sustentável, que coordena o projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’, no Litoral Norte.
A proposta é falar sobre a importância do descarte correto de bitucas de cigarro, sendo um resíduo tóxico que resulta em um impacto extremamente negativo para o meio ambiente. Caraguatatuba possui por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, o projeto de descarte correto das bitucas de cigarro.
O projeto consiste em instalar diversas caixas coletoras e cinzeiros de praia para o descarte das bitucas, evitando que sejam jogadas nas praias. As bitucas coletadas são tratadas na usina de reciclagem da Poiato Recicla e transformadas em massa celulósica para fazer papel artesanal, sendo distribuídas em entidades sociais.
Desde o início do projeto, no mês de junho, já foram coletadas mais de 37 mil bitucas de cigarro, sendo 15 kg de lixo tóxico que deixou de contaminar as praias.