O 21º Festival do Camarão começa nesta quarta-feira (11), a partir das 18h, na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. A expectativa da organização é que neste ano sejam comercializadas cerca de 40 toneladas do crustáceo e pescado. Isso em função da festa ser realizada dois finais de semana – de hoje até o dia 15 e de 19 a 22 de julho sendo das 11h às 23h59 nos demais dias.
A expectativa da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – uma das organizadoras do evento junto com Prefeitura de Caraguatatuba e a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro é que mais de 80 mil pessoas passem pelas instalações do evento nos nove dias de festa que conta com 5.600 m² de área total, sendo 3.600 m² da praça de alimentação e 400 m² de artesanato local.
Neste ano, a festa homenageia o pescador José Teixeira de Souza, mais conhecido como Terra Seca, 58 anos. José Teixeira nasceu em Mombaça, no Ceará, em 12 de maio de 1960, filho de Francisco Teixeira Evangelista, agricultor, e de Antonia Felícia Evangelista.
Terra Seca casou-se duas vezes. Com a primeira esposa teve três filhos, Antonio Edilberto e José Cledsson, que são marítimos e, vivem em Caraguá e Pedro James, que vive em São Paulo. Sua atual esposa é Jurema Dionísio dos Santos. Faz cinco anos que adquiriu seu próprio barco, o “Heitor”, em homenagem ao seu neto de seis anos.
Também recebe homenagem o pescador Ditinho, 59 anos, falecido no último dia 7 de julho. Benedito João Nascimento Filho trabalhou por 30 anos como pescador, foi presidente da Associação dos Pescadores do Camaroeiro por dois anos e diretor da entidade por 15 anos, contribuindo não só para a união dos pescadores da região, mas para a organização profissional na pesca, na economia pesqueira, preparando seus companheiros para o futuro e para as adversidades.
Ditinho foi também idealizador do Festival do Camarão juntamente com Isaías Costa e com o “Seu Chico” Delegado.
O Festival
Criado em 1998, com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, o Festival do Camarão reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais, de registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.
Ele será realizado de 11 a 15 e de 19 a 22, na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro. Com intensa programação musical, folclórica, artística e gastronômica, promete valorizar a cultura caiçara e reunir todos os públicos.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou a importância de abrir o festival para mais uma semana. “É um evento grande e pedia mais dia de festa. Tenho certeza que, mais uma vez, vai superar as anteriores e é essa nossa ideia, agregar cada vez mais”.
Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o Festival do Camarão é de grande importância para Caraguatatuba, para os pescadores e toda a comunidade. “É uma festa maravilhosa e, com certeza, este ano traremos muitas outras novidades”.
Além do camarão, que é o prato principal da festa, este ano traz como novidades a venda de batata frita e pastel de queijo que vai atrair famílias e pessoas que têm alergia ao crustáceo.
Confira a programação musical
21º FESTIVAL DO CAMARÃO
Dia 11/07
19h: Banda Carlos Gomes (abertura e concerto)
22h: Fernanda Letúria Trio
Dia 12/07
19h30: Carlinhos Guilbert
22h: Taty Vitor
Dia 13/07
20h: Lucas Santana
22h: Zirinho e banda
Dia 14/07
13h: Trio Brasil
15h: Zé Maria e percussão
20h: Lira Padre Anchieta
Dia 15/07
21h30: Banda Saquaritá + Banda D2
15h: BAMAC
17h: Gigi Marques
18h:Rodrigo Marim
20h: Coral Água Viva
22h: Banda Feira Livre
Dia 19/07
20h: Bruno Carvalho
22h: Banda Resilien com participação especial de Mara Amaral
Dia 20/07
19h30: Tikinho + Trio
22h: Simplicidade S.A.Coincidência + Nosso Jeito + Iago + Ed Junior+ Rogério e Everson
Dia 21/07
13h: Clube do Choro
15h: Gerard Sher
19h: Orquestra Popular de Ilhabela
21h: Sr. Bamba
23h30: The Frank’s
Dia 22/07
13h: Charles Máximo e Marcio
15h: Camerata de Cordas da Fundacc
19h30: Bichos da Costeira
22h: Tribo Caiçara