Segue no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) até o dia 21/6, a exposição “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.
A artista apresenta uma seleção de obras, nas quais utiliza duas técnicas distintas de impressão fotográfica do século XIX, para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades nos dias atuais. As imagens fotográficas documentais foram realizadas durante o ano de 2019 na Grande São Paulo, tanto nas aldeias indígenas da capital do Estado (com predominância da etnia Guarani), quanto em contexto urbano, contando com ao menos 53 etnias diferentes (Censo de 2010/IBGE).
A impressão das imagens apresentadas na exposição é feita de maneira artesanal, utilizando a luz solar diretamente em folhas de plantas e em papéis sensibilizados com pigmento extraído do fruto jenipapo – o mesmo utilizado por muitos indígenas em suas pinturas corporais. Assim como a natureza, que está sempre em constante movimento, esses processos resultam em imagens impermanentes, que se transformam e dialogam com o suporte com o passar do tempo e com a incidência da luz, trazendo uma reflexão sobre a cultura indígena viva e em constante transformação.
O Macc está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3883-9980.
Serviço
Exposição “terra terreno território” de Dani Sandrini
Até 21 de junho – de terça a sábado, das 10h às 18h
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba l Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro
Entrada gratuita l Livre