Na última quarta-feira (4), a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba garantiu a alegria da criançada na Praça do Caiçara com um dia repleto de atividades recreativas alusivas ao folclore brasileiro, comemorado no último dia 22/8.  Sucesso nos anos anteriores, este ano não poderia ser diferente.

Durante o evento a meninada interagiu com os personagens do folclore como Saci Pererê, Iara, Emilia e o Curupira. Alguns alunos tiveram pela primeira vez contato com brincadeiras tradicionais, sendo elas: amarelinha, bola de gude, pião, corda, corrida no saco, cabo de guerra, cinco marias, entre outras.

Foto: JC Curtis/FUNDACC

“Eu achei fantástica essa sacada da Fundacc em não deixar o Folclore brasileiro ser perdido. Estou vendo no olhar das crianças que elas estão adorando as atividades”, disse o professor de educação física da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Antônio Freitas De Avelar, Alexandre Maranhão.

Também aconteceram apresentações de teatro, música, palhaçaria e circo, roda de capoeira e atividades como pintura no rosto e desenhos. Outra novidade durante a festa foi o projeto ‘Biblioteca Viva’, implantado na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt no início do ano e sucesso no 22º Festival do Camarão.

Vale lembrar que o evento não ocorreu no mês de agosto por causa do mau tempo, no entanto, mesmo adiado, a festa conquistou a todos que passavam pela praça. A professora da cidade de Guarulhos, Joelice Giacomelli, que estava passeando pelo Centro, quando avistou o evento, parabenizou a iniciativa por ser interessantíssima a valorização da cultura. “Eu vim curtir uma praia, mas não deu sol. Vi o evento e achei fantástico, inclusive, porque trabalhamos na escola a semana do folclore. Achei bem interessante”, declarou.

Dentro da tenda da biblioteca as crianças tiveram acesso à decoração temática e lúdica, livros e pintura de desenhos dos personagens folclóricos.

Também puderam prestigiaram a apresentação do ‘Kombinando Histórias’ com os contadores Julio e Débora D’Zambê que apresentaram a história de dois velhinhos pelo mundo viajando em uma Kombi cultural com muita música, teatro, fantoches e brincadeiras.

Na avaliação geral do coordenador de folclore e tradições populares da Fundacc, Felipe Leite, a mudança de local foi fundamental para o sucesso do evento, já que houve um melhor aproveitamento do espaço para as brincadeiras e atividades programadas.

“Tivemos elogios de todas as turmas que vieram nos anos anteriores e estão prestigiando novamente este ano, elogios tanto para o novo espaço, quanto para as brincadeiras. Isso é muito gratificante para nós, como Fundação Cultural, ofertar algo assim o para a população e estar tendo uma devolutiva tão positiva”, concluiu.