O encontro técnico contou com a presença do Coordenador Geral de Orientação e Capacitação do Ministério da Cultura, Binho Riani Perinotto
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) realizou na manhã desta sexta-feira, 23, o Encontro de Dirigentes da Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Amvale) – Tema Lei Paulo Gustavo no Auditório Maristela de Oliveira, sede da instituição. O encontro contou com a presença do Coordenador Geral de Orientação e Capacitação do Ministério da Cultura (MinC), Binho Riani Perinotto.
Os gestores foram recepcionados com uma apresentação cultural com o contador de histórias caiçaras, Bidico, realizada pelo ator Henrique Cardim, artista orientador das oficinas de teatro da Fundacc.
O objetivo do encontro foi ampliar e aprofundar o entendimento sobre a Lei Paulo Gustavo, fortalecer as instituições culturais visando atender da melhor maneira a sociedade civil, grupos, artistas e fazedores culturais Após a apresentação técnica sobre a lei, os gestores puderam tirar suas dúvidas e trocar experiências com o técnico do MinC.
Participaram da abertura oficial, o prefeito Aguilar Junior, o vereador Cristian Bota, representando o presidente da Câmara, Tato Aguilar, Binho Perinotto, representando o Ministério da Cultura, o diretor executivo da Amvale, Délcio Sato, a presidente da Fundacc, Malu Baracat e José de Barros Filho, vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caraguatatuba (CMPCC) representando a presidente Luciana Souza e TerezInha Marciano, da Comissão Setorial de Folclore e Tradições Populares da Fundacc, além de secretários municipais e gestores culturais de 14 municípios da Amvale.
Para o prefeito Aguilar Junior, reunir 14 cidades da região para falar de cultura é de extrema importância para o desenvolvimento do setor. “Esse encontro objetiva cada vez mais fortalecer a cultura e principalmente entender um pouco mais da Lei Paulo Gustavo, e como captar recursos do Ministério da Cultura. Que Caraguá seja um polo de oportunidades e com a união de esforços do Litoral Norte e região estimule sempre mais o setor”, destacou. O prefeito Aguilar é vice-presidente e diretor da Sub-região administrativa do Litoral Norte da Amvale.
Malu Baracat, presidente da Fundacc, enfatizou a importância dos gestores culturais estarem em Caraguá. “Esse encontro com o Binho nos fortalece e amplia o entendimento para a implementação da Lei que beneficiará os artistas da região”, apontou.
Já Délcio Sato, diretor executivo da Amvale, representou o presidente Thales Gabriel, prefeito de Cruzeiro, e falou sobre a importância da recém criada Câmara Técnica de Cultura. “Enquanto Associação dos 39 municípios, nos orgulhamos com a criação da Câmara Técnica Temática da AMVALE Cultura, reunindo gestores e dirigentes de nossas cidades. O evento de hoje já é fruto desse trabalho que só tem a crescer e se desenvolver na região”, destacou.