
A Fundacc em parceria com a Comissão de Literatura de Caraguatatuba, marcou presença na A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que este ano homenageou o jornalista e escritor João do Rio. Segundo a organização, entre 27 e 30 mil pessoas estiveram na cidade durante o evento.
Destaque para a artista visual de Caraguatatuba, Manuela Navas, ilustradora do livro Chupim, que marca a estreia de Itamar Vieira Junior na literatura para as infâncias. Na oportunidade ela participou de duas mesas literárias: “Quando a leitura é sopro”, realizada na Flipinha e “Negras Memórias de Afeto e Resiliência”, realizada na Casa Poéticas Negras. Durante sua participação, Manuela falou para o público presente sobre o processo de criação do livro e sua interação com o autor. “O Itamar me enviou o texto e me deu bastante liberdade para criar as pinturas. Escolhi o óleo para retratar o trabalho no campo desse nosso Brasil profundo tentando sempre apresentar o que pinto pela perspectiva das crianças”, explicou Manuela.
Durante a Flip, a Comissão de Literatura da Fundacc promoveu diversas ações, tais como a entrega da edição especial do Jornal “Caraguá Literário” (clique aqui e acesse o jornal) com poesias escritas pelos autores e autoras da cidade, e ainda, a distribuição gratuita do quadrinho “Canoa do Tempo”, de autoria do jornalista Regis Thiago, produzida pela Fundacc. A Comissão também realizou um Sarau que reuniu diversos autores e autoras no Café Jardim Secreto, na rua do fogo, no centro histórico de Paraty. As escritoras Letícia Barroso, Rose Teles, Mariana Bueno, Mônica Sato, Rosana Marques Paulom, Dani Almeida e o escritor Leonardo Augusto também realizaram lançamentos de seus livros, sessões de autógrafos e participações em mesas literárias durante toda a FLIP, com uma programação rica em literatura, arte e cultura. “Ficamos muito felizes com a atuação da nossa comissão Literária nesta festa reconhecida internacionalmente. Caraguá é um celeiro de grandes escritores, escritoras, profissionais da ilustração e agentes literários. Difundir seus fazeres nesta festa é muito importante para a nossa cidade. Parabéns a todos que estiveram presentes enaltecendo o nome do nosso município na Flip”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.

Caraguá Literário na Flip
Com o objetivo de fortalecer as ações voltadas ao livro, a leitura e a literatura em Caraguatatuba, a comissão literária da Fundacc por meio do projeto “Caraguá Literário” aproveitou para ampliar sua rede de contatos com as editoras e Casas Parceiras da Flip
A cronista e jornalista Mariana Bueno, esteve presente com sua obra “Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim”, na Casa Escreva Garota, espaço voltado a celebração da potência da escrita e publicação de mulheres; Já na casa Gueto, que reúne diversas editoras independentes, o poeta e escritor Leonardo Augusto marcou presença com seus livros: “Autanamnese” e “Perversidades do Pirulito Pelado” nos espaços da Editora Taup e Editora Comala.
A literatura infantil de Caraguá se fez presente no espaço da editora Autografia, com a escritora Mônica Sato e o livro “A Cobra Naiá e a princesa Ana”; E a Casa do Cordel do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi aporte de vários cordelistas do Brasil, dentre eles as escritoras de Caraguatatuba Rose Teles e seu cordel “Priscila Siqueira – a força do feminino”; e Dani Almeida, também assessora técnica de literatura da Fundacc, autora das obras “Maternagem em Sete Versos”, “Branquinha, a Cabrita Encantada”, dentre outros cordéis. As duas artistas também integram o coletivo Estadual Feminino Teodoras do Cordel e se apresentaram junto ao grupo na programação oficial da Flip no auditório do Areal e no coreto do cordel.
Outros encontros potentes da Comissão com nomes importantes da literatura aconteceram em Paraty durante a Flip, tais como o escritor, professor e pesquisador Jeferson Tenório; a ouvidora do STF Flávia Martins de Carvalho, autora de “Meninas Sonhadoras, Mulheres Cientistas” (livro censurado em SJC); o psicanalista e escritor Christian Dunker; Denise Col, coordenadora pedagógica do Educativo da Flip, que recebeu da Comissão uma proposta da participação do grupo nas próximas edições do evento; e ainda, o secretário de formação cultural do livro e da leitura Fabiano Piúba e Renata Costa, ex-secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que na oportunidade propôs a realização de um encontro online com a população de Caraguá a fim de apresentar o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado de São Paulo (PELLLB_SP). “Nossa comissão está voltada para pensar políticas públicas no âmbito da leitura e da escrita, afinal, elas são direitos de todo cidadão e não privilégios. Queremos construir coletivamente o acesso democrático à cultura, ao conhecimento e a imaginação por meio de projetos literários que realmente façam a diferença na vida da população”, finaliza Letícia Barroso, coordenadora da Comissão de Literatura.
Comissão no Café Jardim Secreto Mônica Sato Leonardo Augusto Letícia Barroso Mariana Bueno Rose Teles Dani Almeida Artistas no Sarau do Café Jardim Secreto em Paraty Flávia Martins de Carvalho Jeferson Tenório Christian Dunker Coletivo Feminino Teodoras do Cordel
Confira a entrevista com Manuela Navas na FLIP 2024