Em outubro, o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta, no Acesso II, a Exposição de Arte, Artesanato e Literatura: ‘Ensaios de Liberdade’, com trabalhos feitos pelos reeducandos do CDP – Centro de Detenção Provisória ‘Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira’ de Caraguatatuba.
Com curadoria da diretora do MACC, Denise Lemes, a exposição traz obras feitas durante as aulas administradas por professores da Escola Estadual Avelino Ferreira, do Porto Novo, sob a coordenadoria pedagógica do professor Luis Ernesto Mendes Alves, e do curso de marcenaria administrado por Anderson Marcelo Duarte.
De acordo com o diretor do CDP Alan Scarabel, os cursos foram criados para proporcionar uma nova oportunidade de trabalho e de exercício da criatividade aos reeducandos. Para ele, “a exposição traduz sentimentos em formas, cores e palavras. Representa a esperança e a capacidade que o ser humano traz dentro de si, de transformação da sua realidade e de uma mudança de vida”, declarou.
‘Ensaios de Liberdade’ traz ainda textos e objetos que estiveram expostos durante o encerramento do curso ‘Teatro Libertador’, onde foi encenada a peça ‘Será o Benedito?’, dirigido pela atriz Rita Brugnerotti, com o apoio do ator Angelo Pereira, como auxiliar de direção, e de Ana Karina de Lima Cunha, como cenógrafa e figurinista, com incentivo do ProAC – Programa de Ação Cultural. A exposição conta também com uma gravação da peça, além de outras apresentações dos reeducandos.
Serviço
Exposição ‘Ensaios de Liberdade’
Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, 12h às 17h – até 29 de outubro
Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)
Mais informações: (12) 3883-9980