Foto: Gianni D’Angelo/Fundacc
A cena musical de Caraguatatuba ganhou destaque na última sexta-feira (7/11) com uma programação gratuita aberta a toda a comunidade. Durante o dia, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promoveu a aula aberta “Formação para pianistas e prática de música de câmara”, ministrada pela consagrada pianista russa Olga Lazareva. A masterclass, realizada no Hotel Atlântico Sul, no Centro, reuniu mais de 60 participantes, entre músicos iniciantes, profissionais e apreciadores da música clássica.
Mais tarde, o retorno do projeto “Música no Museu”, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), foi o ponto alto da programação — uma iniciativa que reafirma o compromisso da Fundacc em democratizar o acesso à música erudita e formar novos públicos, valorizando o espaço cultural da cidade. Essa integração aproxima a comunidade da arte de forma sensível e participativa, fortalecendo a identidade cultural do município e estimulando novos talentos.
Criado em 2010, o projeto, que teve diversas edições até 2017, retornou em grande estilo com a série “Concerto no Macc”, apresentando um dueto com a pianista Olga Lazareva e a soprano convidada Vânia Nascimento. Cerca de 80 pessoas prestigiaram o concerto intimista e desfrutaram de um repertório variado, que percorreu diferentes períodos e estilos musicais — do charme do clássico europeu, com obras de Haydn e Puccini, à força e beleza da música brasileira, representada por Heitor Villa-Lobos e outros compositores.
Sobre o projeto “Concertos no Macc”
Realizado mensalmente, sempre na primeira sexta-feira do mês, a ação voltada à música erudita, trará grupos de câmara em apresentações solo, duetos, trios ou quartetos, proporcionando ao público experiências variadas e enriquecedoras através da música de concerto em suas variadas linguagens.

Foto: Gianni D’Angelo 
Foto: Bartolomeu Vaz

Foto: Bartolomeu Vaz 
Foto: Bartolomeu Vaz





