Com o objetivo de promover práticas artísticas após as visitas guiadas realizadas pela equipe do educativo, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebeu as obras concorrentes do projeto Golfinho de Arte Educação e realizou na tarde da última terça-feira, 11/11, a seleção das escolas premiadas. As inscrições nas categorias foram organizadas por faixa etária e contaram com participação do Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II. Não houve participação de escolas do Ensino Médio.
A comissão julgadora foi composta por Junior Silva, diretor de Cultura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por Flávia Paula Campos Teles, representando Secretaria Municipal de Educação e apoio de Edna do Espírito Santo de Assis, assessora técnica do Macc.
Os primeiros lugares das categorias receberão o Troféu “Golfinho de Arte-Educação”, produzido pelo artesão Carlos Valente Jr., sessão de filme com pipoca na Videoteca Lúcio Braun e kit livros para a biblioteca da escola. Já os demais colocados recebem as sessões de filmes e os kits livros. Nos dias 13 e 14 de novembro, as escolas recebem a equipe do Macc para a premiação. As obras estão em exposição no museu até 29 deste mês e a visitação é de terça à sábado, das 10h às 18h e a entrada é gratuita.
Para a comissão, a retomada do projeto fortalece os vínculos entre escola, museu e território, atuando como agente de educação patrimonial, cidadania e valorização da memória coletiva. “O projeto reafirma o papel do Macc como espaço vivo de aprendizagem e transformação social.”, enfatiza Edna de Assis.
O museu está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro de Caraguatatuba.
Conheça os premiados nas categorias:
Educação Infantil
CEI/EMEI Messias Mendes de Souza
1º lugar: “Cultura Caiçara” – 1ª Fase B

2º lugar: “A Praia da Baleia” – 2ª Fase B
3º lugar: “A Garça” – 2ª Fase A e “Santo Antônio” – 1ª Fase A
Fundamental I
Nesta categoria, embora tenham utilizado linguagens artísticas diferentes, ambas as escolas demonstraram sensibilidade e compromisso com o tema proposto. Após análise e diálogo com a comissão julgadora, chegou-se ao consenso de empate técnico, atribuindo-se nota máxima às duas produções, em reconhecimento à qualidade e relevância pedagógica dos trabalhos apresentados. Confira:
1º Lugar – EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues – 3º Ano C

A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues realizou uma releitura por meio de desenhos inspirados em registros fotográficos da visita ao MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba). Os estudantes exploraram diversas técnicas das artes visuais, destacando-se o uso de perspectiva de piso e a representação de estruturas arquitetônicas, como igrejas, praças e o próprio museu.
1º Lugar – EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva – 2º Ano A
Título da Obra: “Golfinhos da Nossa Terra – Histórias do Mar e Memórias”

A EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva optou pela linguagem audiovisual, produzindo um vídeo que registrou a visitação dos estudantes ao museu. O trabalho evidenciou cuidado com o roteiro, adequado à faixa etária dos estudantes, além de técnicas de enquadramento e iluminação.
Fundamental II
1º Lugar – EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra – 8º ano E
Título da obra: “No meio de Caraguá”

A obra “No meio de Caraguá” apresenta-se na linguagem das artes visuais, com formato tridimensional e influências digitais. Um dos destaques é o uso de QR Code, que direciona o público a um vídeo explicativo sobre a história retratada, garantindo acessibilidade com tradução em Libras e legendas. As esculturas representam pontos turísticos do município e a maquete evidencia, de forma sensível e criativa, elementos que remetem à cultura local.





