O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) realiza no próximo sábado, 18/10, duas ações artísticas e culturais. Além da visita às exposições Memórias Poéticas e Teares: Encontro de Culturas, em cartaz até 15 de novembro, o público vai participar de bate-papo sobre cultura caiçara e sarau do vinil. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Das 15h às 16h o projeto MM MACC Museu Vivo apresenta o bate-papo “Tradições Caiçaras e biodiversidade” com o mestre Donizete, biólogo e guardião da cultura caiçara. Integrante da MAPEC — Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, mestre Donizete atua na preservação das tradições e dos modos de vida caiçaras, conectando saberes tradicionais e científicos. A MAPEC é referência em Turismo de Base Comunitária, proporcionando vivências aos estudantes da educação básica ao ensino superior.
Também na programação de sábado, o museu oferece o “Sarau do Vinil”, uma viagem sonora no tempo com os “Dois Velhinhos Pelo Mundo” e sua icônica Kombi Cultural! O encontro ocorre das 16h às 18h onde os clássicos do disco giram e a cultura pulsa. Os visitantes podem trazer seus discos para ouvir no museu durante o sarau.
Sobre as exposições
A mostra Memórias Poéticas apresenta 60 fotografias autorais, arquivo familiar e imagens dos participantes das oficinas “Leitura Fotográfica” de Bianca Canada, distribuídas entre molduras, porta-retratos, mesa posta, colcha de retratos e o aconchego do lar. São registros do cotidiano entre relações familiares e amigos predominantemente em Caraguatatuba com a proposta de reviver o saudosismo que a fotografia traz, como o abraço de avó, almoços em família e a tenra infância.
Já a exposição Teares: Encontro de Culturas do Ponto de Cultura viva – Espaço Hartãt Acervo Indígena é uma viagem através de tecidos artesanais que contam histórias de comunidades tradicionais do Brasil, Peru e Ásia. A tecelagem milenar expressa identidade, força espiritual e a conexão com o sagrado. Uma imersão na arte que revela a interdependência entre o homem e a natureza, uma homenagem à riqueza cultural dos povos originários.
A visitação é de terça a sábado, das 10h às 18h. O Macc está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro de Caraguatatuba.





