Foto: Espaço Hartãt/Acervo Instagram
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani, desfazendo fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de Cultura Hartãt, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Dirigido por Alberto Alvares e José Cury, o filme entrelaça sonhos, cantos e caminhos, relevando uma busca coletiva pelo tekoha (aldeia/território guarani), desafiando as imposições coloniais e revelando a profunda ligação entre espiritualidade, terra e liberdade. Palavras, cânticos e imagens aéreas costuram uma narrativa poética que desdobram a resistência Guarani e recriam um mapa contracolonial. A exibição é uma oportunidade para que o público conheça mais sobre a cultura Guarani e suas lutas, por meio de uma produção que combina uma narrativa envolvente e estética cinematográfica impactante. O Espaço Hartãt está localizado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1.231, na Martim de Sá. Acesse a página no Instagram: @espacohartat

Serviço
Exibição do Filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” l Ponto de Cultura Hartãt
Dia 12/4 – sábado – 19h
Espaço Hartãt l Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1.231, Martim de Sá)
Entrada Gratuita l Classificação 14 anos
Produção
O elenco conta com Avelino Vera, Angelo Martim, Argemiro da Silva Escalante Avara Pyka, Aflicio, Bento Hara, Catalina Benitez Riveros, Ciriaco, Eduardo Santos, Eliel Benites, Estrela Vera, Genito Gomes, Ildo Roja, Lidio Escalante, Lourenza Benites, Nora Fernandez, Paulina Martines, Roberto Carlos Martins, Rosalino Ortiz, Salvador Ramires, Silvio Pires, Sindulfo Cabrera Benitez, Sirmório, Tereza Amarilia Kaiowá, Valdomiro Flores e Heleno Ava Rendy Ju.
A produção executiva é assinada por Paula Kimo, com direção de produção de Renata Martins. O roteiro foi desenvolvido por Alberto Alvares, José Cury e Pedro Bomba, enquanto a fotografia ficou por conta de Alberto Alvares, Bernard Machado e José Cury.





