O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (14/6), às 19h, o documentário “A Pajé” – obra que mergulha na força espiritual, cultural e política das mulheres da etnia Yawanawa, na Amazônia acreana. Após a exibição, haverá um bate-papo com a co-diretora, Nelma Salomão, que também atuou na produção do roteiro do filme. A entrada é gratuita.
Filmado na Aldeia Mutum, às margens do rio Gregório, o documentário acompanha a primeira vivência de mulheres Yawanawa, que reuniu indígenas de aldeias vizinhas e mulheres Nawas – brasileiras e estrangeiras, em um encontro inédito e profundamente simbólico. A narrativa se desenvolve a partir da história de Hushahu Yawanawa, a primeira pajé mulher de seu povo, que rompeu paradigmas e ressignificou o papel da mulher dentro da comunidade.
Com esmero na fotografia e um olhar respeitoso para a cosmovisão indígena, “A Pajé” é mais do que um registro etnográfico: é um chamado à reflexão sobre a preservação da floresta, o valor das medicinas tradicionais e o papel feminino na regeneração de territórios – físicos, espirituais e sociais.
A exibição faz parte de um projeto viabilizado pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O Espaço Hartãt está localizado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1231, na Martim de Sá. Mais informações pela página do Instagram: @espacohartat
Serviço
Exibição do Documentário “A Pajé” e bate-papo com co-diretora Nelma Salomão
Dia 14/6 – sábado – às 19h
Espaço Hartãt l Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1231, Martim de Sá
Entrada gratuita l Livre
