A partir da próxima terça-feira, dia 14 de maio, das 15 às 17 horas, a Fundacc e a Comissão Setorial Municipal do Livro, Leitura e Literatura, promovem o projeto Terças Literárias na Fundacc. A ação, acontece todas as terças-feiras, na Biblioteca Afonso Schmidt, localizada na sede da Fundacc e tem como objetivo, promover a cultura literária do município, bem como, fortalecer o espaço da biblioteca municipal.
O projeto, oferece gratuitamente estudos sobre gêneros literários e escrita criativa. “Os grupos serão mediados por escritores e agentes literários de Caraguatatuba e pretendem fortalecer de um jeito divertido e interativo, a leitura e a escrita literária da juventude da nossa cidade”, explica Dani Almeida, assessora técnica de literatura da Fundacc.
Os encontros, são voltados para jovens em idade escolar (Fundamental 1, 2 e Ensino Médio), bem como, adultos interessados. No último dia 7 de maio, o projeto foi apresentado para os gestores das escolas municipais e estaduais do município, a fim de que os estudantes possam participar das atividades propostas no projeto. “Nos dias de hoje, os encontros estão cada vez mais raros em virtude das telas e da cultura do consumismo que, em muitos momentos, nos afasta de estar com o outro e também de ter contato com o livro. Queremos fortalecer novos hábitos, por isso, a cada terça teremos um encontro generoso que valorizará a criação literária dos participantes”, pontua Letícia Barroso, coordenadora da Comissão de Literatura.
Segundo Letícia, as vagas para participar do “Terças Literárias na Fundacc” são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos formulários disponíveis no link: https://linktr.ee/caragualiterario . Eles também estão disponíveis na BIO do Instagram @caragualiterario.
A cada encontro, um gênero literário será estudado, são eles: Contos e Romances, com Letícia Barroso; Suspense e Terror, com JP Schimidt; Poesia, com Roxie Marquis e Rosana ; Crônica, com Mariana Bueno; e Literatura de Cordel, com as cordelistas do coletivo Teodoras do Cordel Rose Teles, Anisha Zevallos e Dani Almeida. “Democratizar cada vez mais o acesso à cultura fomentando a construção de leitores críticos e reflexivos em Caraguatatuba é o que queremos e, a Fundacc, junto com a Comissão Setorial se uniu em prol deste objetivo para levar à população ações eficientes e práticas voltadas a escrita e a leitura da cidade”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.